Onça-preta é flagrada atacando jacaré-açu em rio no Pará
Um grupo de amigos realizava pesca esportiva no rio Cururu, quando avistaram o raro animal predando o jacaré
Um grupo de amigos fez um flagrante raro: uma onça-preta atacando um jacaré-açu às margens do rio Cururu, um afluente do rio Teles Pires — também conhecido como rio São Manuel — no Pará.
Ao portal de notícias UOL, o engenheiro Fernando Motta relata: “somos do grupo 'Amigos do Golfe e Pesca de Campinas' e decidimos fazer essa viagem de sete dias para pescar. Estávamos subindo o rio por volta das 6h30min da manhã quando avistamos a primeira onça-preta predando um jacaré”, relata o engenheiro.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Duplo flagrante
A onça que atacou o jacaré não foi a única a ser vista. Segundo o mesmo portal, o grupo também flagrou um segundo animal no mesmo dia, pela tarde.
“Dá para afirmar que era outro animal porque a primeira tinha um ferimento no olho esquerdo, enquanto a segunda estava em perfeitas condições”, explica Fernando.
Espécie rara
Ao contrário do que muitos pensam, a onça-preta também é pertencente da espécie Panthera Onca, que nem a famosa onça-pintada. O que diferencia os dois animais, é que a onça-preta possui melanismo, uma condição genética que resulta na pelagem escura. Tornando assim, o avistamento desse animal totalmente raro.
Além da onça-preta, outros animais também podem apresentar a mutação genética, como é o caso da pantera-negra, uma variante melânica do leopardo.
O engenheiro finaliza comentando da importância de registrar momentos como este: “Queríamos que esse registro fosse visto por pessoas que, assim como nós, apreciam a natureza selvagem".