100% das escolas de educação básica terá internet até 2026, promete Governo Federal

A Estratégia Nacional Escolas Conectadas foi lançada na tarde desta terça-feira, 26, pelo Governo Federal, por meio dos Ministérios da Educação (MEC) das Comunicações (MCom)

O Governo Federal que universalizar o acesso a internet nas 138,3 mil escolas públicas com oferta de educação básica até 2026. Do total, 49.953 instituições são no Nordeste. A Estratégia Nacional Escolas Conectadas será coordenada pelos Ministérios da Educação (MEC) das Comunicações (MCom), com investimento na ordem de R$8,8 bilhões. 

Programa foi lançado na tarde desta terça-feira, 26, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e os ministros da Educação, Camilo Santana, e das Comunicações, Juscelino Filho. 

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Além de promover a conectividade, o objetivo é "buscar uma transformação digital no processo de ensino e de aprendizagem". Além da formação, a internet deve ajudar a "desenvolver as competências digitais dos profissionais da educação básica, promovendo práticas pedagógicas inovadoras".

"Os currículos, alinhados à BNCC, devem incluir a cidadania digital e novas competências digitais adequadas a cada etapa de ensino (usar, entender e refletir sobre tecnologia)", aponta o Governo.

 

Instituições de ensino básico em cada região:

  • Nordeste: 49.953
  • Sudeste: 40.365
  • Norte: 20.366
  • Sul: 19.826
  • Centro-Oeste: 7.845 

"A região Norte tem metade da conectividade da região Sul do País nas escolas públicas", destacou Camilo Santana sobre a disparidade de acesso entre as regiões. Segundo ele, a estratégia nacional deve ser pactuada com estados e municípios, que devem fazer a adesão à política. 

Durante o lançamento, o titular do MEC apontou os desafios da universalização das escolas: 

  • 4,6 mil escolas (3%) não têm acesso à energia pela rede pública ou fontes renováveis;
  • 40,1 mil (29%) não têm disponibilidade de tecnologias adequadas para acesso à banda larga fixa;
  • 42,7 mil (31%) escolas não têm acesso à internet em qualidade e velocidade adequadas para uso pedagógico;
  • 71,6 mil (52%) escolas não possuem distribuição de sinal (rede Wi-fi);
  • 96,3 mil (69,6%) não contam com dispositivos (desktop, notebooks, tablets) em quantidade adequada para uso pedagógico. 

Um comitê executivo formado por diversos órgãos será implementado para traçar as estratégias de execução e as prioridades da política. "Mas a ideia é garantir que esses escolas que não têm banda larga fixa sejam as primeiras escolas a serem atendidas nesse programa", afirmou Camilo.

As unidades serão conectadas por fibra óptica ou via satélite. Conforme o Governo Federal, as unidades de educação contarão com cobertura completa de rede Wi-fi.

No caso das escolas que não possuem acesso à energia elétrica ou que possuem somente acesso à energia elétrica de gerador fóssil, a alternativa será utilizar a conexão com a rede pública de energia ou disponibilizar geradores elétricos fotovoltaicos.

A estratégia vai articular políticas de conectividade de escolas criadas recentemente. Do valor total investido, R$ 6,5 bilhões são do eixo "Inclusão Digital e Conectividade" do Novo PAC, que serão destinados à implantação de conexão à internet e rede interna nas escolas. Os R$ 2,3 bilhões adicionais serão usados para viabilizar os demais eixos da estratégia.

Veja as as frentes de atuação para universalizar a internet nas escolas públicas: 

  1. Disponibilizar energia elétrica por rede pública ou fonte renovável em todas as escolas, visando garantir a disponibilidade de energia elétrica na escola durante todo o dia;
  2. Expandir a tecnologia de acesso à internet de alta velocidade mediante a implantação e manutenção de rede de fibra ótica, de satélites e outras soluções de alta velocidade;
  3. Contratar serviço com velocidade que permita o uso de vídeos, plataformas educacionais, áudio, jogos, entre outros recursos;
  4. Disponibilizar rede sem fio segura para acesso à internet nos ambientes escolares para que turmas inteiras conseguem se conectar simultaneamente à rede Wi-Fi para uso pedagógico;
  5. e disponibilizar equipamentos e dispositivos eletrônicos portáteis de acesso à internet nos parâmetros adequados.

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