Inscrição do Enem 2021: prazo pra pagar boleto da taxa e cronograma de data

Último dia para a inscrição do Enem 2021 foi nessa quarta, 14, mas candidato ainda pode pagar taxa do boleto; veja o prazo e cronograma de data do Exame Nacional do Ensino Médio

A inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 terminou nessa quarta-feira, dia 14 (14/07). Quem não recebeu isenção da taxa do Exame precisa pagar o boleto da taxa para poder confirmar a inscrição no Enem. Veja abaixo prazo e cronograma de data.

Inscrição do Enem: última data para pagar boleto

As inscrições do Enem 2021 se encerraram nessa quarta-feira, 14 de julho. Para quem não recebeu a isenção, o pagamento do boleto da taxa deve ser feito até a segunda-feira, dia 19 de julho (19/07).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Enem: como pagar o boleto da taxa da inscrição?

Para pagar a inscrição do Enem 2021, é preciso acessar a Página do Participante, no site do Exame, clicando aqui. No portal, é possível gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento.

A GRU tem valor de R$ 85,00 e é emitida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). O Inep é um órgão do Ministério da Educação, responsável por elaborar, aplicar e corrigir as provas do Enem.

Inscrição do Enem 2021: onde pagar boleto?

A taxa de inscrição do Enem 2021 pode ser paga em qualquer instituição financeira. A transação pode ser feita em bancos, casas lotéricas, agências dos Correios e aplicativos de bancos e carteiras digitais que permitam o pagamento de boletos.

Inscrição do Enem: quanto é a taxa? Qual o valor do boleto?

Assim como em 2020, o valor da taxa do Enem 2021 é de R$ 85,00. Após o pagamento da GRU, não é necessário nenhuma outra quantia.

Enem 2021: como saber se tive isenção da taxa?

No site do Enem é possível confirmar se o pedido de isenção da taxa foi concedido (deferido) ou negado (indeferido). Quem recebeu a isenção já tem a inscrição garantida.

Candidatos do Ceará, no terceiro ano do Ensino Médio ou egressos da rede pública de ensino, que tenham tido o pedido de isenção negado, terão a taxa de inscrição paga pelo Governo do Estado. A lei foi sancionada na terça-feira, 6. Neste caso, é preciso gerar a GRU, imprimi-la e levá-la à escola onde estuda ou onde concluiu o Ensino Médio.

Enem 2021: cronograma de data e calendário das provas

Além do prazo de inscrição e do pagamento da taxa do Enem 2021, há outras datas importantes no Exame. Confira abaixo:

  • 30 de junho a 19 de julho: pagamento da taxa para não-isentos
  • 19 a 23 de julho: pedido de uso do nome social na prova
  • 21 e 28 de novembro: realização das provas (nas edições impressa e digital)

Enem: últimas notícias

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

enem inscrição enem boleto enem taxa enem 2021 enem prazo enem data enem pagar enem

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar