Sisu 2021: como entrar na lista de espera da primeira ou segunda opção

Inscrições do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) se encerram nesta quarta, 14 de abril (14/04); prazo para manifestar interesse na lista de espera é de 16 a 23 de abril

As inscrições do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2021, método para ingresso em dezenas de universidades públicas brasileiras, terminam nesta quarta-feira, 14 de abril (14/04). O resultado com as notas de corte finais será na sexta, 16.

Também a partir desta sexta-feira, até o dia 23 de abril, será possível manifestar interesse em participar da Lista de Espera do Sisu, para uma das opções de curso escolhidas pelo candidato no último dia. As vagas disponíveis no Sisu 2021 podem ser consultadas desde o começo de março.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Foram divulgadas notas de corte do Sisu 2021 nos dias 7, 8, 9, 10, 11, 13 e 14 de abril. Elas são sempre referentes aos candidatos inscritos no dia anterior. O POVO listou as pontuações dos cursos mais concorridos para UFC, UFRJ e UFMG.

Como participar da Lista de Espera do Sisu 2021


Caso o candidato não tenha sido aprovado em nenhuma das duas opções de curso escolhidas, é possível manifestar o interesse em participar da Lista de Espera do Sisu 2021. Para isso, é necessário entrar no sistema e visualizar as inscrições realizadas, nas opções de curso escolhidas.

Se não houver aprovação em nenhuma das duas modalidades, a mensagem "Você não foi selecionado na chamada regular" será exibida, e abaixo dela a opção "Participar da Lista de Espera". Ao clicar no botão e confirmar a escolha, a decisão do candidato pela Lista de Espera será informada à instituição de ensino.

É preciso, no entanto, se atentar que, diferentemente do que acontecia até 2018, só é possível escolher uma opção para a Lista de Espera, mesmo que o candidato não tenha sido selecionado na chamada regular em nenhum dos dois cursos.

Lista de Espera do Sisu 2021 nas universidades


Após confirmar o interesse em participar da Lista de Espera do Sisu 2021, o candidato deve se atentar ao cronograma da universidade pela qual escolheu. Diferentemente da chamada regular, em que o resultado é divulgado no site do Sisu, a convocação da Lista de Espera é realizada pelas próprias instituições e segue calendário diferente para cada uma.

A matrícula de candidatos convocados na chamada regular acontecerá entre a segunda-feira, 19 de abril, e a sexta-feira, 23 de abril. A convocação dos inscritos na Lista de Espera do Sisu 2021 será realizada pelas instituições a partir da terça-feira, 27 de abril. Para saber o cronograma de convocação dos candidatos na Lista de Espera, é necessário acompanhar o site da universidade selecionada.

Documentos para matrícula de candidatos na Lista de Espera do Sisu 2021


A documentação necessária para realizar a matrícula nas universidades costuma ser a mesma tanto para a chamada regular quanto para a Lista de Espera. No entanto, como essa documentação varia de acordo com a instituição, o recomendado é acessar o site da universidade desejada para conferir quais documentos são solicitados.

No entanto, a nota pode variar de acordo com os critérios de cada instituição de ensino superior. Algumas universidades dão peso maior às provas do Enem com áreas relacionadas a cada curso, como Matemática para cursos de Engenharia e Linguagens e Códigos para faculdades de Letras.

Outras também podem considerar critérios especiais. No Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação do Ceará (IFCE), por exemplo, é concedido um adicional de 10% na nota do Enem a estudantes que tenham concluído o Ensino Médio no Ceará, e outro, de 20%, a estudantes que residam na mesma região metropolitana que a sede na qual estão pleiteando vagas.

O que é a nota de corte do Sisu?


A nota de corte varia para cada curso, e é atualizada diariamente junto com as classificações dos candidatos. Ela representa a nota do último candidato classificado dentro das vagas daquele curso, ou seja: até aquele momento, pessoas com nota maior ou igual à de corte estão classificados, e pessoas com nota menor não estão classificados.

Além da nota de corte do Sisu, há também as notas de corte finais das próprias universidades. Elas servem somente como um guia, pois mudam todo ano, e representam, em cada curso, a nota da última pessoa a ter se matriculado naquele curso considerando os candidatos classificados do Sisu, os da lista de espera, e os do banco de suplentes, na edição anterior do Sisu.

Como funcionam as cotas no Sisu?


As políticas afirmativas de ingresso no Ensino Superior, também chamadas de cotas, são reservas de vagas seguindo alguns critérios específicos, de acordo com a Lei 12.711/2012 (Lei de Cotas) e suas atualizações. De acordo com o texto, todas as instituições federais de ensino superior devem reservar, no mínimo, metade das vagas para estudantes que concluíram o Ensino Médio escolas públicas.

Além desta determinação - que é comum a todas as cotas, há, ainda, outras divisões. Veja abaixo:

  • Cota L1: Candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo;
  • Cota L2: Candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas;
  • Cota L5: Candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, independente da renda;
  • Cota L6: Candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, independente da renda, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas;
  • Cota L9: Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
  • Cota L10: Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
  • Cota L13: Candidatos com deficiência que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
  • Cota L14: Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

As cotas baseadas em raça/etnia e deficiência são proporcionais, ou seja, seguem a quantidade de pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas, e a quantidade de pessoas com deficiência, de acordo com os dados mais recentes disponíveis no Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, as cotas destinadas a pessoas com renda familiar bruta de até 1,5 salário mínimo são de 50% do total de cotas disponíveis em cada modalidade.

Quem passou na segunda opção de curso do Sisu 2021 pode ficar na lista de espera da primeira opção?


Não. Caso o candidato seja aprovado na segunda opção de curso, deverá se matricular nela, ou perderá a vaga. Até o Sisu de 2018 era possível permanecer na lista de espera da primeira opção mesmo tendo sido aprovado na segunda. Atualmente, porém, não é mais possível fazer isto.

Não passei em nenhuma opção de curso no Sisu 2021. Posso entrar nas listas de espera dos dois?


Não. O candidato deve escolher apenas uma das opções de curso para concorrer na lista de espera.

Como saber se fui convocado na lista de espera do Sisu 2021?


A convocação da lista de espera é feita diretamente pelas universidades. O candidato deve manifestar interesse em participar da lista de espera pelo próprio Sisu. A relação dos candidatos que fizeram este processo é, então, repassada pelo Ministério da Educação (MEC) para as instituições, que publicam as chamadas de lista de espera de acordo com o cronograma de cada uma. É necessário acessar o site da universidade para saber o cronograma e conferir o nome dos candidatos convocados em cada chamada.

Sou bolsista do Prouni. Posso concorrer a uma vaga no Sisu 2021?


Sim, é possível concorrer a vagas em universidades públicas pelo Sisu sendo bolsista do Programa Universidade para Todos (Prouni). No entanto, caso o candidato seja classificado e se matricule em uma instituição pública de ensino superior, ele deverá escolher pela vaga conseguida através do Sisu ou pela do Prouni, pois é proibido estar ao mesmo tempo matriculado em uma universidade pública e ser bolsista do programa.

É possível se inscrever no Prouni e no Sisu no mesmo ano?


Sim. Ambos utilizam a mesma nota de referência, que é a do Enem anterior. No entanto, assim como no caso anterior, se o candidato for aprovado tanto na faculdade à qual concorreu pelo Sisu quanto no Prouni, deverá escolher apenas uma das opções.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

sisu 2021 enem 2020 resultado sisu sisu nota de cote enem nota de corte cotas sisu lista de espera sisu

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar