Portões do Enem serão abertos mais cedo para prova deste ano

Medida busca reduzir aglomerações durante a entrada de estudantes nos locais de prova

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, que será aplicado em 2021, ganharão mais 30 minutos para acessar o devido local de prova. Os portões dos locais de aplicação serão abertos mais cedo, às 11h30min (horário de Brasília). Deste modo, o participante terá até 1 hora e 30 minutos para chegar ao lugar onde realizará as provas.

>> Confira seu local de prova

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A decisão foi divulgada nessa segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A medida integra o protocolo sanitário da entidade organizadora do teste, a fim de reduzir os riscos de disseminação da Covid-19. O Enem conta com 5.783.357 inscritos nesta edição.

As provas serão aplicadas em 17 e 24 de janeiro (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital). Também foram estabelecidas regras específicas para reduzir aglomerações nos locais de prova, durante a aplicação. Os protocolos relacionados à doença foram definidos em conjunto entre o Inep e as empresas contratadas para a aplicação do exame, com base nas principais diretrizes do Ministério da Saúde e de outros órgãos e entidades de referência.

SAIBA MAIS | Um mês para o Enem: todas as informações que você precisa saber antes de fazer a prova
+ Enem 2020: como calcular a nota?
+ Enem 2020: quando sai o resultado?

Entre as medidas de segurança, o uso obrigatório de máscaras, a disponibilidade de álcool em gel nos locais de prova e a manutenção do distanciamento mínimo entre participantes nos locais de prova serão observadas na condução do exame. Os candidatos poderão levar máscaras para trocar durante a aplicação, seguindo a recomendação de especialistas da área de saúde. O descumprimento das novas regras, em decorrência da pandemia, poderá levar, inclusive, à eliminação dos candidatos.

+ Responsável pelo Enem morre por Covid-19 diante de impasse do adiamento da prova por causa da pandemia

Horários de aplicação do Enem 2020

Datas: 17 e 24 de janeiro (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital)

- Abertura dos portões: 11h30min
- Fechamento dos portões: 13 horas
- Início das provas: 13h30min
- Término das provas 1º dia: 19 horas
- Término das provas 2º dia: 18h30min

>> Professores dão dicas para lidar com a ansiedade às vésperas do Enem

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO ENEM ENEM 2020 HORÁRIO ENEM 2020 LOCAL DE PROVA ENEM 2020 CRONOGRAMA ENEM 2020 ENEM ABERTURA PORTÕES ENEM MEDIDAS SEGURANÇA PANDEMIA CORONAVÍRUS

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar