PUBLICIDADE
Brasil
Noticia

Portões do Enem serão abertos mais cedo para prova deste ano

Medida busca reduzir aglomerações durante a entrada de estudantes nos locais de prova

09:34 | 12/01/2021
Estudantes terão 1 hora e 30 minutos para acessar o local de prova no Enem. Em 2021, o Inep decidiu pela abertura dos portões às 11h30, 30 minutos mais cedo que em edições anteriores.  (Foto: Reprodução/Agência Brasil)
Estudantes terão 1 hora e 30 minutos para acessar o local de prova no Enem. Em 2021, o Inep decidiu pela abertura dos portões às 11h30, 30 minutos mais cedo que em edições anteriores. (Foto: Reprodução/Agência Brasil)

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, que será aplicado em 2021, ganharão mais 30 minutos para acessar o devido local de prova. Os portões dos locais de aplicação serão abertos mais cedo, às 11h30min (horário de Brasília). Deste modo, o participante terá até 1 hora e 30 minutos para chegar ao lugar onde realizará as provas.

>> Confira seu local de prova

A decisão foi divulgada nessa segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A medida integra o protocolo sanitário da entidade organizadora do teste, a fim de reduzir os riscos de disseminação da Covid-19. O Enem conta com 5.783.357 inscritos nesta edição.

As provas serão aplicadas em 17 e 24 de janeiro (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital). Também foram estabelecidas regras específicas para reduzir aglomerações nos locais de prova, durante a aplicação. Os protocolos relacionados à doença foram definidos em conjunto entre o Inep e as empresas contratadas para a aplicação do exame, com base nas principais diretrizes do Ministério da Saúde e de outros órgãos e entidades de referência.

SAIBA MAIS | Um mês para o Enem: todas as informações que você precisa saber antes de fazer a prova
+ Enem 2020: como calcular a nota?
+ Enem 2020: quando sai o resultado?

Entre as medidas de segurança, o uso obrigatório de máscaras, a disponibilidade de álcool em gel nos locais de prova e a manutenção do distanciamento mínimo entre participantes nos locais de prova serão observadas na condução do exame. Os candidatos poderão levar máscaras para trocar durante a aplicação, seguindo a recomendação de especialistas da área de saúde. O descumprimento das novas regras, em decorrência da pandemia, poderá levar, inclusive, à eliminação dos candidatos.

+ Responsável pelo Enem morre por Covid-19 diante de impasse do adiamento da prova por causa da pandemia

Horários de aplicação do Enem 2020

Datas: 17 e 24 de janeiro (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital)

- Abertura dos portões: 11h30min
- Fechamento dos portões: 13 horas
- Início das provas: 13h30min
- Término das provas 1º dia: 19 horas
- Término das provas 2º dia: 18h30min

>> Professores dão dicas para lidar com a ansiedade às vésperas do Enem