PUBLICIDADE
Brasil
NOTÍCIA

Novas datas do Enem serão definidas na semana que vem, informa diretora

Há uma probabilidade do mês da prova escolhido ser em janeiro de 2021, período defendido por secretários de educação e universidades em reuniões com o governo

09:58 | 08/07/2020
O exame foi adiado em maio deste ano, devido ao impacto provocado pelo novo coronavírus.  (Foto: Divulgação/MEC)
O exame foi adiado em maio deste ano, devido ao impacto provocado pelo novo coronavírus. (Foto: Divulgação/MEC)

A diretora de programa educacional do Ministério da Educação (MEC) Caroline Cristina Martins Cavalcante informou que as novas datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) possivelmente serão definidas na semana que vem. "Será uma decisão técnica. Provavelmente na semana que vem, devemos apresentar qual será a nova data para a realização das provas do Enem", disse durante plenária por videoconferência da Câmara dos Deputados.

Há uma probabilidade do mês da prova escolhido ser em janeiro de 2021, período defendido por secretários de educação e universidades em reuniões com o governo. As informações são do jornal Estado de S. Paulo. O exame foi adiado em maio deste ano, devido ao impacto provocado pelo novo coronavírus. As provas impressas estavam programadas para serem aplicadas em 1º e 8 de novembro de 2020, enquanto as digitais seriam nos dias 22 e 29 de novembro.

Uma consulta com os estudantes foi feita on-line para definir as novas datas. No último dia 1º de julho, o secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionaias Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, divulgaram que a maioria dos participantes do exame preferiram que a prova ocorresse em maio de 2021. Lopes citou que a aplicação em maio dificulta a entrada no ensino superior no primeiro semestre do ano que vem. visto que as notas servem para diversos sistemas de seleção como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ProUni e para o Fies.

LEIA TAMBÉM | Candidatos relatam erro no Sisu em primeiro dia de inscrição