Participamos do

Sisu 2020.2: edital ainda não foi lançado pelo MEC, mesmo com inscrições previstas para começar nesta terça-feira, 16

A indefinição acontece em meio a polêmicas envolvendo o titular da pasta, Abraham Weintraub, que tem a saída do cargo dada como certa

As inscrições da segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020 estavam previstas para começar nesta terça-feira, 16, mas o edital ainda não foi divulgado. O Sisu é um dos principais programas de acesso ao ensino superior do Ministério da Educação (MEC). A indefinição acontece em meio a polêmicas envolvendo o titular da pasta, Abraham Weintraub, que tem a saída do cargo dada como certa

LEIA MAIS | Na tarde desta terça-feira, 16,  MEC adiou inscrições do segundo semestre do Sisu 2020 para 7 a 10 de julho

O edital é o documento oficial que detalha o cronograma e demais procedimentos relativos ao Sisu. No caso da primeira edição do Sisu 2020, o edital foi lançado ainda em novembro de 2019, com as inscrições previstas para começar em janeiro deste ano.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em maio, Weintraub divulgou as datas relativas ao segundo semestre deste ano dos períodos de inscrição do Sisu, do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), os três programas do governo que possibilitam acesso a vagas em instituições de nível superior.

 Em maio, Weintraub divulgou as datas dos períodos de inscrição do Sisu, Prouni e Fies, relativas ao segundo semestre de 2020
Em maio, Weintraub divulgou as datas dos períodos de inscrição do Sisu, Prouni e Fies, relativas ao segundo semestre de 2020 (Foto: Reprodução/Twitter)

Na manhã desta terça-feira, 16, o Sisu estava entre os assuntos mais comentados do Twitter, com reclamações de vários estudantes sobre a ausência de um esclarecimento do MEC acerca da não divulgação do edital.

LEIA TAMBÉM | Sisu 2020: confira as notas de corte finais dos 10 cursos mais procurados no Ceará 

A youtuber Débora Aladim, conhecida por suas videoaulas sobre História, cobrou o Ministério pelo edital e relembrou a importância do Sisu para o ingresso no ensino público superior. "Não sei se vocês estão entendendo a gravidade da situação. O mundo em colapso e o MEC tentando fingir normalidade marcou para amanhã o Sisu, que é o processo seletivo no qual a maioria das universidades do Brasil seleciona seus alunos ", escreveu ainda ontem, 15.



Prouni e Fies ainda estão com processo seletivo em aberto

Apesar da divulgação do calendário de meio de ano, os processos seletivos do Prouni e Fies do primeiro semestre de 2020 ainda não foram concluídos em decorrência da pandemia de coronavírus e paralisação das atividades presenciais nas instituições de ensino de todo o País.

O Prouni, programa de bolsas de estudo, prorrogou por tempo indeterminado prazo para apresentação dos documentos daqueles que estão na lista de espera. Já o Fies, programa de financiamento estudantil do governo, prorrogou o prazo para validação dos contratos realizados no primeiro semestre desse ano.

Ministro deve deixar pasta

Em meio ao impasse sobre os programas de seleção mais importantes da pasta, a saída do ministro da educação, Abraham Weintraub, é dada como certa. De acordo com informações passadas nesta segunda-feira, 15, pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, uma pessoa próxima ao presidente teria comunicado aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que o chefe da pasta estaria com "os dias contados" no governo

Abraham está sendo investigado no inquérito das Fakes News e se envolveu em polêmica contra o Supremo durante reunião ministerial realizada no dia 22 de abril. Na ocasião, o ministro afirmou que colocaria todos os políticos corruptos na cadeia, "começando no STF". De acordo com a coluna de Bergamo, informantes garantiram ainda que Weintraub corre o risco de ser preso caso continue atacando a instituição.

Ainda ontem, o governo do Distrito Federal multou Weintraub, em R$ 2 mil por ele não usar máscara durante um protesto de apoio ao governo Bolsonaro no domingo, 14, em Brasília. 

com informações da Revista Quero

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar