Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Após liberação do STJ, alunos já conseguem acessar resultado individual do Sisu 2020

Pela manhã, antes da determinação do STJ autorizando a divulgação dos resultados individuais dos alunos, alguns estudantes chegaram a ter acesso aos resultados
21:22 | Jan. 28, 2020
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, derrubou na tarde desta terça-feira, 28, a decisão da Justiça Federal de São Paulo de suspender a divulgação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) por conta da série de erros registrados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado. Com isso, cerca de 1,7 milhão de pessoas inscritas no Sisu 2020 puderam ter acesso aos seus resultados individuais ainda nesta terça. Pela manhã, antes da determinação do STJ autorizando a divulgação dos resultados individuais dos alunos, alguns estudantes chegaram a ter acesso a seus resultados. A lista geral dos aprovados pelas universidades em cada curso esteve disponível no site do Sisu ao longo de todo o dia de hoje.

O estudante Lucas Alves disse que conferiu a lista dos aprovados hoje pela manhã, mas que só teve acesso ao seu resultado somente às 19 horas da noite. Logo após a liberação pela Justiça, ele afirmou que o site do Sisu estava com problemas, mas que cerca de uma hora depois normalizou e tanto ele como colegas do cursinho dele conseguiram acessar sem problemas no início da noite. Lucas não conseguiu a aprovação no sonhado curso de Medicina, mas afirma que irá se manter persistente, “não irei desistir da Medicina”, afirmou o jovem.

Lucas foi um dos estudantes cearenses que reivindicou uma nova análise de seu resultado no Enem 2019. Mesmo após a revisão, ele não teve sua nota alterada e diz não acreditar que a revisão tenha de fato sido feita de forma justa. A média total do jovem ficou 60 pontos a menos que a edição de 2018 e por conta disso ele perdeu a vaga no cursinho que fazia para se preparar para as provas. “Com essas idas e voltas da Justiça, eu acho que não adiantará em nada mais, nós estudantes recorrermos”, lamentou. Os erros no Enem chegaram a afetar cerca de 6 mil candidatos no Enem, segundo estimativas do Ministério da Educação (MEC)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) garantiram que as devidas correções e medidas necessárias foram tomadas, mas, alguns setores da Justiça e inúmeros candidatos exigem uma nova análise. O governo enfrenta 41 ações judiciais que questionam o resultado do Enem de 2019 e as medidas feitas pelo MEC e Inep diante do ocorrido.

Mas com a autorização da liberação dos resultado do Sisu, o Governo Federal deve anunciar em breve um novo cronograma para a programação do Programa Universidade Para Todos (Prouni) e também do Financiamento Estudantil (Fies). Esses programas são outras formas de ingresso no ensino superior e também estavam suspensos em decorrência das ações na justiça sobre o Sisu. Embora sem datas definidas, o Prouni está com a consulta das bolsas de estudos ofertadas aberta. 


 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar