Participamos do

Cearenses que se dizem prejudicados por erro do Enem vão denunciar caso ao MP

O estudante Lucas Alves Balbino realiza a prova desde 2015. Agora, relata que vê o sonho ficar mais distante após erros na correção da prova de 2019
20:27 | Jan. 18, 2020
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Pelo quarto ano consecutivo, o fortalezense Lucas Alves Balbino, 20 anos, fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na tentativa de passar para o curso que sempre sonhou: medicina. Um objetivo, no entanto, que pode ter ficado mais distante. Ele e outros colegas acreditam estar entre os 9 mil alunos prejudicados com o erro de correção do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Na próxima segunda-feira, 20, o jovem e outros 10 colegas devem formalizar uma denúncia junto ao Ministério Público Federal. 

>> MEC admite erro em correção do Enem

"Eu recebi um link da fala do ministro da Educação em que ele dizia que houve uma troca de gabaritos apenas no segundo dia de provas do Enem. Ocorre que eu e vários amigos percebemos que não foi só no segundo dia, mas também no primeiro dia de prova, principalmente na Redação", diz, relatando se sentir prejudicado após perceber que sua nota em Redação caiu de forma inesperada. O estudante chegou a tirar 960 nas últimas edições do exame, mas caiu para 820 em 2019.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Lucas se preparou para o Enem em um curso pré-vestibular privado e realizou a última prova em uma situada no bairro onde mora, o Liceu do Vila Velha. Ele conta que, ao saber da nota, conversou com professores da instituição, que afirmaram ser impossível sua nota cair bruscamente. Isso porque, explica, o nível de sua redação pedia, ao menos, 900 pontos.

Além disso, ele e outros amigos também observaram as pontuações nas outras áreas exigidas na prova. Em Ciências Humanas, por exemplo, Lucas errou somente 8 das 45 questões. Mesmo assim, sua nota ficou em 620. O mesmo aconteceu com Linguagens, códigos e suas tecnologias, onde acertou 32 questões, mas sua nota não chegou a 600. A média total do jovem ficou em 643 - 60 pontos a menos que a edição de 2018.

Na manhã deste sábado, 18, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou que algumas provas do segundo dia de avaliação do Enem 2019 tiveram suas notas afetadas devido a erros de contabilização e correção. O titular do Ministério da Educação (MEC), Abraham Weintraub, informou que um grupo pequeno de pessoas tiveram seus gabaritos trocado no momento do fechamento dos envelopes.

Na publicação, o perfil do Inep alega que “houve inconsistência no gabarito de algumas provas do Enem 2019 e, por isso, candidatos foram surpreendidos com os resultados de suas notas”. Alegando que foi baixo o número de candidatos que tiveram suas avaliações afetadas. O órgão informa que até segunda-feira, 20, resolverá e pede desculpas pelo “susto”. O ministro afirma que ninguém será prejudicado.

Entretanto, Lucas Alves afirmou que os erros na correção o prejudicaram. "E a pessoa que foi beneficiada? Eu e meus colegas não queríamos apenas a correção de 1%, queríamos a correção total. Eu quero que se resolva", diz. Ao O POVO, Lucas contou, bastante desanimado, que não conseguiu outra vaga no cursinho que fazia por conta da nota mais baixa.

Por enquanto, o menino morador do bairro Vila Velha pensa que, caso não consiga resolver esse problema, o jeito será estudar novamente durante este ano. "Vou estudar em casa mesmo por plataformas digitais. Pretendo fazer Uece, que agora tem medicina. Para mim, o Exame Nacional, se ficar do jeito que está, não vale a pena mais fazer", conclui.

A orientação do Inep é que os participantes que notaram alguma discrepância entre o número de acertos e a média da prova enviem o nome completo e número do CPF para o e-mail enem2019@inep.gov.br. Dessa forma, uma avaliação individual e manual da prova será realizada.

>> Saiba o que fazer se a sua nota do Enem estiver errada

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar