PUBLICIDADE
Brasil
Noticia

Manchas de óleo chegam à Bahia; estado era o único do Nordeste não atingido

Inquérito administrativo foi instaurado pela Marinha do Brasil para apurar acidente

13:47 | 04/10/2019
Tartaruga encontrada coberta de petróleo cru ou piche derramado nas praias de Fortaleza. Tartarugas-Oliva reabilitadas pela Aquasis em Iparana, Caucaia
Tartaruga encontrada coberta de petróleo cru ou piche derramado nas praias de Fortaleza. Tartarugas-Oliva reabilitadas pela Aquasis em Iparana, Caucaia (Foto: KAYNARA MAIA / ACERVO AQUASIS FORTALEZA)

As manchas de óleo que estão sendo registradas nas praias do Nordeste chegaram à Bahia. O estado era o único da região que ainda não havia sido atingido pelo petróleo cru. De acordo com o Comando do 2º Distrito Naval da Marinha do Brasil, as manchas apareceram no distrito de Mangue Seco, no município de Jandaíra. Equipes estão inspecionando o material recolhido desde a tarde dessa quinta-feira, 3.

A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) confirmou, por meio de nota à imprensa, que o material é oleoso e similar ao que foi encontrado nas outras praias do Nordeste. As amostras serão enviadas ao Instituto de Pesquisas do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) para comprovar a origem do petróleo.

Foi instaurado um inquérito administrativo pela Marinha do Brasil para apurar as causas e responsabilidades do acidente ambiental. Foram 124 áreas do Nordeste atingidas pelo derramamento de óleo. Mais de 70 tartarugas marinhas morreram em decorrência da poluição.

LEIA TAMBÉM | 500 litros de óleo são recolhidos em praias do Ceará no fim de semana

LEIA TAMBÉM | Praias do Cumbuco, Porto das Dunas, Taíba e Flecheiras estão entre as impróprias após vazamento de óleo

“Dentre as ações em curso, estão sendo identificados e notificados navios-tanque que trafegaram próximo às regiões atingidas com as manchas, em período que antecede o acidente, para fins de esclarecimentos sobre supostos vazamentos de óleo”, diz a nota divulgada nesta sexta-feira, 4. Inspeções continuam acontecendo no litoral do Nordeste.