PUBLICIDADE
Noticia

Mais um acidente envolvendo VLT é registrado em Fortaleza

A motorista foi identificada como Rebeca dos Santos, técnica de enfermagem

15:29 | 23/10/2019

Em menos de 30 dias, outro acidente envolvendo veículo ferroviário aconteceu em Fortaleza. Nesta manhã,  23, uma colisão envolvendo um Veículo Leve Sobre Trilho (VLT) e um carro de modelo Celta foi registrado na rua Capitão Gustavo, no bairro São João do Tauape. É o quarto acidente envolvendo veículo ferroviário na Região Metropolitana de Fortaleza.

A técnica de enfermagem Rebeca Santos, que dirigia o Celta, afirmou que um muro alto a impediu de ver o VLT chegando. Além disso, a cancela estava liberada e não houve sinais sonoros, segundo ela. A parte frontal do veículo foi danificada. Ela disse ainda que moradores do local informaram que o sinal sonoro incomodava algumas pessoas, que “fizeram coisas" desligar o aviso.

A Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) informou que foi acionada às 9h. Segundo a AMC, não houve feridos e o VLT não parou após a batida.

A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos informou em nota que a sinalização estava completa e funcionava normalmente no momento de colisão. Informa ainda que “cerca de dois terços das demandas de manutenção em passagens de nível são geradas por desrespeito e desatenção de motoristas que avançam sobre os trilhos sem parar o veículo, e por ações de vandalismo.” A nota também ressalta que é obrigação do motorista parar o veículo antes de atravessar pela via férrea, e que a não adoção desse procedimento representa grave infração de trânsito.

É o quarto acidente envolvendo veículos ferroviários em menos de um mês na região da Grande Fortaleza. No dia 28 de setembro deste ano, uma colisão entre VLTs da linha Parangaba/Mucuripe foi registrado como o mais grave ocorrido no Ceará, deixando 38 feridos.

No dia 7 de outubro, um acidente entre um caminhão e um trem de carga deixou duas pessoas feridas. A colisão aconteceu no bairro Parangaba. O motorista do caminhão e um passageiro ficaram presos nas ferragens, e precisaram ser retirados pelo Corpo de Bombeiros. O acidente aconteceu de madrugada.

Em Caucaia, um vagão da linha Oeste do VLT de Fortaleza colidiu contra um caminhão no dia 8 de outubro, no município de Caucaia, pela manhã. Os dois veículos foram danificados, mas não houve registro de feridos.