Brasil nas Paralimpíadas: histórico de medalhas dos atletas nos Jogos

A expectativa do País para esta edição dos Jogos Paralímpicos é expandir seu quadro de medalhas, composto atualmente de 301. Confira outras curiosidades sobre a participação dos atletas do Brasil nas Paralimpíadas

Com 253 atletas, o Brasil tem a maior delegação das Paralimpíadas de Tóquio 2021, competição que começa nesta terça-feira, 24 de agosto (24/08). A expectativa do País para esta edição dos Jogos Paralímpicos é expandir seu quadro de medalhas, composto de 301 no total, sendo 87 de ouro, 112 de prata e 102 de bronze.

O maior número de medalhas conquistado pelo Brasil foi registrado na edição das Paralimpíadas acontecida em casa. Em 2016, durante os Jogos sediados no Rio de Janeiro, os representantes brasileiros conquistaram 72 medalhas. Apesar disso, a melhor posição do País em pódio (7º lugar) foi na edição anterior, Londres 2012.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A primeira medalha brasileira foi obtida em Toronto 1976. Os responsáveis foram Robson Sampaio de Almeida e Luiz Carlos da Costa, dupla que angariou a prata na modalidade lawn bowls, parecida com a bocha e praticada na grama. Quatro anos antes, o Brasil estreava nas Paralimpíadas, durante a edição de 1972, em Heidelberg, Alemanha.

A presença e o impacto do País nos Jogos Paralímpicos foram crescendo ao longo do tempo. Na edição de Atlanta, em 1996, o País logrou 21 medalhas, um crescimento de 200% em relação às sete medalhas conquistadas na edição anterior, Barcelona 1992.

PARALIMPÍADAS DE TÓQUIO: CONFIRA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

paralimpíadas paralimpíadas brasil paralimpíadas medalhas paralimpíadas atletas brasil paralimpíadas de tóquio paralimpíadas tokyo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar