Triplo Twist: o salto inédito que pode ganhar o nome de Rebeca Andrade

Conheça o Triplo Twist Yurshenko, movimento de difícil execução que faz parte do treinamento da medalhista olímpica Rebeca Andrade

Estrela da ginástica artística mundial e recordista brasileira na modalidade, Rebeca Andrade pode conquistar mais um feito inédito nas Olimpíadas de Paris. Em um suposto vídeo vazado, ela aparece treinando o Triplo Twist Yurshenko (TTY), salto complexo nunca realizado em uma disputa oficial de ginástica.

Triplo Twist Yurshenko: como funciona o salto

Considerado um salto de alta complexidade e de difícil execução, a manobra é composta por três “twists”, ou seja, três piruetas em volta do próprio corpo. Por nunca ter sido feito em uma competição da Federação Internacional de Ginástica (FIG), o movimento não tem pontuação definida e não leva o nome de um ginasta no código da modalidade.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Assim, caso Rebeca consiga realizar o salto nas Olimpíadas de Paris, a manobra deve ser atualizada com o seu nome no código de pontuação das próximas competições. Isso a colocaria na lista de atletas brasileiros que batizaram movimentos com seus nomes, como Daiane dos Santos, Diego Hypolito e Heine Araújo.

Porém, para isso, de acordo com as regras da FIG, ela deve se inscrever formalmente antes de executá-lo durante a disputa. Até a data desta publicação, a inscrição por parte da atleta não foi confirmada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Rebeca Andrade já revelou em entrevistas que costuma treinar movimentos diversos em todos os aparelhos, com o objetivo de aumentar o seu repertório de elementos. Portanto, como não há inscrição confirmada, o triplo twist pode ser apenas mais uma de suas manobras treinadas, o que não garante a sua execução nas Olimpíadas de Paris 2024.

Suposto vazamento do treino de Rebeca

O vídeo em que Rebeca realiza a manobra é um trecho do especial sobre Francisco Porath, atual treinador da campeã, divulgado no canal do Time Brasil no Youtube.

O TTY foi percebido pelos fãs da atleta, que fizeram alvoroço nas redes sociais, supondo ser um spoiler de seu treino para o ciclo de Paris 2024. Assista ao trecho do vídeo que viralizou na internet: 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar