PUBLICIDADE
Mais Esportes
NOTÍCIA

Com favorito eliminado antes das semifinais, Superkite Brasil entra na reta final nesta sexta

No masculino, o tetracampeão mundial Carlos Mário Bebê deixou a competição de forma precoce. Enquanto no feminino, Mika Sol busca confirmar favoritismo ao título

Victor Hugo Pinheiro
09:56 | 20/11/2020
Semifinais do Superkite Brasil começam nesta sexta-feira, 20 (Foto: @romantsovaphoto / Superkite Brasil)
Semifinais do Superkite Brasil começam nesta sexta-feira, 20 (Foto: @romantsovaphoto / Superkite Brasil)

O Superkite Brasil 2020, realizado na Ilha do Guajirú, em Itarema, entra na reta final nesta sexta-feira, 20. A competição internacional de kitesurfe freestyle definiu os semifinalistas da atual edição do torneio. No masculino, a surpresa foi a queda precoce do tetracampeão mundial Carlos Mário Bebê, que deixou a competição antes das semis. Já no feminino, a atual campeã Mika Sol carrega o favoritismo para chegar às finais.

Semifinais do Superkite Brasil são disputadas entre oito competidores em categorias masculina e feminina
Semifinais do Superkite Brasil são disputadas entre oito competidores em categorias masculina e feminina (Foto: @romantsovaphoto / Superkite Brasil)

Após ser eliminado, Bebê lamentou uma contusão no peitoral ter dificultado durante a execução das manobras. "Não consegui avançar, só passavam dois e fiquei em terceiro, mas estou muito feliz por ter voltado a competir, por toda a torcida recebida. As dores no peito me dificultaram as manobras e agora vou me cuidar, me recuperar para estar 100% o mais rápido possível”.

Edição 2020 do Superkite Brasil acontece na Ilha do Guajirú, em Itarema
Edição 2020 do Superkite Brasil acontece na Ilha do Guajirú, em Itarema (Foto: @romantsovaphoto / Superkite Brasil)

No masculino, são quatro brasileiros na disputa das semifinais: cearenses Alex Neto e Erick Anderson, e os piauienses Manoel Soares e Guilherme Costa. O quarteto terá a árdua missão de derrotar o colombiano Valentin Rodriguez - atual campeão mundial e do Superkite. Outro estrangeiro que merece destaque é o espanhol Liam Whaley.

Entre as mulheres, a cearense Mika Sol continua na disputa em busca de confirmar o favoritismo ao título da competição. Além da promissora velejadora, a tcheca Paula Novotna, a espanhola Rita Arnaus, e a sueca Nathalie Lambrecht, despontam como principais competidoras para chegarem na decisão.

Grande final do Superkite Brasil acontecerá nesta sexta ou no sábado, dependendo das condições de ventos
Grande final do Superkite Brasil acontecerá nesta sexta ou no sábado, dependendo das condições de ventos (Foto: @romantsovaphoto / Superkite Brasil)

A disputa das semifinais funciona como um único round de duas baterias. Em cada bateria, quatro velejadores ficam na área de competição e apenas dois são classificados à final. A previsão é que aconteça duas baterias para o masculino e duas para o feminino.

A decisão pode até ser realizada ainda nesta sexta-feira, entretanto, tudo vai depender das condições do vento para a realização das semifinais. Caso não seja possível, a definição do título será no sábado. Dependendo das condições climáticas, a organização do Superkite pronunciará se haverá tempo para seguir com a grande final ou não.