Mundial de kitesurfe na Taíba terá mulheres brasileiras de destaque em ação

Mundial de kitesurfe na Taíba terá mulheres brasileiras de destaque em ação

O evento contará com as kitesurfistas Kesiane Rodrigues e Sophie Abreu na modalidade kite wave
Atualizado às Autor João Bosco Neto Tipo Notícia

A praia da Taíba, localizada em São Gonçalo do Amarante (CE), receberá em novembro o Global Kitesports Association Kite World Cup, campeonato mundial da modalidade reconhecido pela federação internacional de vela, World Sailing. Entre os dias 6 e 9, será realizado o GKA Kite-Surf World Cup e, de 12 a 15, o GKA Freestyle Kite World Cup.

A etapa cearense abrange duas das cinco modalidades do circuito mundial: a kite wave, que já passou por Cabo Verde, Alemanha e Marrocos, e o freestyle, que estreou este ano em Abu Dhabi antes de desembarcar nas areias cearenses. As provas no Brasil definirão os campeões e as campeãs mundiais da temporada 2025, reunindo os melhores atletas do circuito.

Kesiane Rodrigues é um das principais atletas brasileiras na disputa, sendo destaque na modalidade kite wave e atual 3ª colocada no ranking mundial da GKA. A kitesurfista se mostrou positiva em disputar a última etapa do campeonato em seu país e elogiou as condições de disputa da praia selecionada.

"Muito feliz de representar o Brasil e saber que a última etapa do Mundial vai ser na nossa terra, na Taíba, um dos melhores picos de onda e de vento. É muito gratificante ter essa última etapa em casa. Estou com uma expectativa muito boa em poder competir entre as três melhores do mundo e coroando aqui, no Brasil. Gratidão a todo pessoal da organização que está fazendo esse evento acontecer", disse a kitesurfista.

"As condições variam muito na Taíba, exige muita técnica, maré baixa, no meio das pedras. E temos uma onda beat break, quando a maré está um pouco mais alta, mas estou bem acostumada. A praia nos proporciona tudo isso", complementou.

Outro nome em ascensão é o de Sophie Abreu, atleta carioca também da categoria kite wave. Aos 23 anos, já acumula títulos nacionais e boas colocações em eventos internacionais. Sophie mostrou-se animada com a disputa da etapa no solo cearense e valorizou a energia do local.

"Estou muito animada com o campeonato e feliz que ele aconteça no Brasil. Nossa terra é abençoada, com ventos excelentes e ótimas condições para o kitesurf. A Taíba é uma praia onde já competi e que gosto muito. O Ceará tem uma vibe incrível, com muito vento, onda e energia boa", afirma a atleta.

Ranking da GKA pré-etapa da Taíba:

Kite Wave

  1. Capucine Delannoy (FRA) – 3.000 pontos
  2. Camille Losserand (SUI) – 2.060 pontos
  3. Kesiane Rodrigues (BRA) – 2.030 pontos
  4. Clémence Derrien (FRA) – 1.740 pontos
  5. Charlotte Carpentier (FRA) – 1.700 pontos

Freestyle

  1. Bruna Kajiya (BRA) – campeã mundial de 2024
  2. Rita Arnaus (ESP) – vice-campeã
  3. Francesca Bagnoli (ITA) – 3ª colocada

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar