Projeto Atletas do Bem promove campanha para arrecadação de fundos; saiba como ajudar

Projeto Atletas do Bem promove campanha para arrecadação de fundos; saiba como ajudar

A iniciativa existe há cinco anos e atende cerca de 300 jovens, promovendo transformação por meio do esporte

A Casa das Artes, uma iniciativa do Instituto Pensando Bem, está promovendo uma campanha de arrecadação para garantir a continuidade do projeto Atletas do Bem. Atualmente, o movimento enfrenta agora sérias dificuldades financeiras com chances de ser interrompido.

O projeto existe há cinco anos e atende cerca de 300 crianças e adolescentes, promovendo transformação por meio do esporte. Com foco no desenvolvimento físico, emocional e social de crianças e adolescentes, o Atletas do Bem tem auxiliado na formação de jovens no bairro Vila Velha. Atualmente, a iniciativa oferece aulas de judô, Muay Thai, Karatê.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A campanha busca principalmente doadores recorrentes, que possam contribuir mensalmente com qualquer valor. Para os responsáveis pelo projeto, a principal meta é manter a iniciativa ativa, permitindo que esses jovens continuem treinando, aprendendo e crescendo dentro e fora das atividades esportivas.

Rutênio Florêncio, presidente do instituto, afirma que o projeto é "uma ação de transformação e geração de oportunidade para todos". O empresário conta que a ideia de construir a ação comunitária partiu de uma experiência pessoal de quando tinha 18 anos.

"O instituto começou eu dando aula de Muay Thai na garagem da minha casa. O esporte é a nossa principal ferramenta na busca do desenvolvimento do território", afirma.

Hoje, o Instituto Pensando Bem possui o espaço Beco Céu, que agrega diversas atividades voltadas para a Educação, tecnologia, cultura, arte e Inclusão produtiva.

"O Instituto é um movimento de transformação. A gente nasceu dentro da favela, conhece a dor e o potencial dela. Trabalhamos com esporte, educação e tecnologia para construir futuro com quem mais precisa. Nosso lema é claro: a favela não é carência, é potência", descreve Rutênio.

Entre as histórias de transformação vistas nos cinco anos de instituto, o presidente afirma que conquistas simples estão entre as mais festejadas.

"O Pedro começou a treinar conosco há uns 13 anos, 14 anos. Ele foi Campeão Cearense e Campeão Brasileiro de Muay Thai. Tem alguns outros títulos de competição, mas são as mais marcantes. Hoje está com 18 anos, trabalhando de carteira assinada e conquistou sua primeira moto. Parece uma história besta, mas o Pedro veio de uma família complicada e conseguiu fazer essa transformação", conta o empresário.

Além dos treinos, a iniciativa oferece um ambiente seguro para o aprendizado, a construção de valores, a disciplina e a cidadania. Para muitos frequentantes do instituto, o esporte é a porta de entrada para uma vida com mais oportunidades e menos vulnerabilidade.

"O esporte muda tudo. Ele organiza a mente, disciplina o corpo e dá sentido à rotina. Quando uma criança entra no tatame, ela entende que existe um lugar para ela no mundo. O Instituto é isso: uma porta aberta para elas sonharem e enxergarem novas possibilidades. Não é só sobre lutar — é sobre vencer na vida", afirma.

Para realizar doações, o perfil oficial do Instituto Pensando Bem no Instagram possui a chave pix da instituição. Para aqueles que desejam apadrinhar um ou mais atletas mensalmente, é disponibilizado um link na descrição da página.

"Acreditamos no poder transformador do esporte. Ele forma caráter, abre caminhos e alimenta sonhos. Mas, infelizmente, hoje corremos o risco de parar por falta de recursos", conclui Rutênio Florêncio.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar