Uruguaio supera complicações físicas e se torna exemplo no Iron Macho 2023

Atleta tem uma história inspiradora e se tornou o primeiro kitesurfista com deficiência a participar do desafio

O uruguaio Rafael Pablo Guerra Gargano é um dos maiores exemplos de superação na edição do Iron Macho 2023. Com uma má formação nas pernas e mãos, que limitou sua locomoção até os quatro anos de idade, o atleta tem uma história inspiradora e se tornou o primeiro kitesurfista com deficiência a participar do desafio.

Na sua infância, sempre que dizia ao pai José Pablo Guerra, ou apenas 'Pepo', que não conseguia se mover depois de uma queda, só escutava ‘si, tu puedes’. Foi assim, sendo motivado pelos pais, que Rafael conseguiu utilizar a moto da família, sem carta de autorização para pilotar, e começou a participar de corridas e ralys.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Meu pai sempre me estimulou a brincar do que eu quisesse, sem me impor limites por conta da minha deficiência e pensar em tudo que passei pra estar hoje velejando em cima da água; é uma energia muito boa pra mim e que quero passar para as pessoas”, disse. 

Nascido em Montevideo, ele ainda passou alguns anos da vida com um aparelho de metal da cintura para baixo. Com o passar do tempo, o hoje empresário do ramo de móveis e hotelaria foi aperfeiçoando suas habilidades, transformando suas limitações em desafios, nunca em limites.

Após ser goleiro jogando futebol na juventude, passou a praticar natação, motovelocidade, windsurf, até chegar a conhecer e comprar seu primeiro equipamento de kitesurf, em 2010.

Iron Macho 2023

Principal kitetrip do mundo em distância percorrida, o Iron Macho 2023 teve início no último dia 4 de setembro e terá duração até o dia 30. Em sua nona edição, kitesurfistas de mais de dez países, incluindo o Brasil, buscam alcançar a marca de 1,7 mil quilômetros percorridos.

No último dia 15, o downwind chegou ao litoral cearense e passou pelas praias de Canoa Quebrada, Futuro (Fortaleza), Cumbuco e Préa. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

iron macho 2023 kitesurf uruguaio kitesurf

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar