Com 15 pontos em 21 jogos, Fortaleza precisa de feito inédito para escapar da Série B

Com 15 pontos em 21 jogos, Fortaleza precisa de feito inédito para escapar da Série B

Nunca, na história dos pontos corridos, um time conseguiu escapar do rebaixamento no mesmo cenário vivido pelo Leão atualmente. O Fluminense, em 2009, foi a equipe que mais se aproximou desse feito

O Fortaleza ainda tem chances matemáticas de escapar do rebaixamento, mas terá que protagonizar um feito inédito no Brasileirão para alcançar tal objetivo. Afinal, nenhum time na história, desde que a elite nacional passou a ter 20 clubes, em 2006, conseguiu se safar do Z-4 tendo 15 pontos em 21 partidas, que é o atual cenário vivido pelo Leão do Pici.

O mais próximo disso foi feito pelo Fluminense, em 2009. Naquela temporada, o Tricolor das Laranjeiras ocupava a lanterna da competição após 21 duelos disputados, com 16 pontos. A equipe carioca conseguiu reagir e terminou a Série A na 16ª posição, com 46 pontos conquistados – nos últimos 11 jogos, venceu sete vezes, sendo seis consecutivas, e empatou quatro vezes.

Em 2018, foi a vez do Ceará, maior rival do Fortaleza, protagonizar uma arrancada inesperada. O Vovô, após 21 partidas, havia somado 17 pontos. A chegada do técnico Lisca foi fundamental para a reação do Alvinegro, que conseguiu alcançar 44 pontos e terminou o Brasileirão daquele ano na 15ª colocação.

Já em 2023, o Vasco viveu situação idêntica à do Ceará. Assim como o time cearense, o Cruzmaltino completou a série de 21 confrontos com 17 pontos conquistados. Naquele ano, o time carioca contou com o técnico Ramón Díaz como peça importante na reabilitação no torneio. No fim, terminou na 15ª posição, com 45 pontos.

Fortaleza tem 85% de chance de rebaixamento

Após demitir Renato Paiva, o Fortaleza está no mercado em busca de um novo treinador que tenha como perfil um modelo de jogo que priorize a solidez defensiva e as transições. A missão de quem chegar não será fácil: o Leão é o vice-lanterna da elite nacional e tem 85% de chance de rebaixamento, segundo projeção do Departamento de Matemática da UFMG.

+ Confira mais notícias do Fortaleza Esporte Clube

Ainda segundo a UFMG, atingir 43 pontos representa uma margem segura contra o rebaixamento, com 10% de risco de queda. Para alcançar isso, o Fortaleza precisa somar mais 28 pontos nos 17 duelos restantes – ou seja, nove vitórias e um empate.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar