Fortaleza oficializa contratação do goleiro Helton Leite por R$ 1,9 milhão
O novo goleiro do Leão do Pici firmou vínculo até o final da temporada de 2026. A ideia do técnico Renato Paiva é tê-lo à disposição já contra o Vélez, pela Libertadores
Conforme antecipado pelo Esportes O POVO, o Fortaleza oficializou, na noite desta quarta-feira, 6, a contratação do goleiro Helton Leite, que chega ao Pici com vínculo até o final da temporada de 2026. Para tirá-lo do Deportivo de La Coruña, da Espanha, o Leão pagou a multa rescisória do jogador de 34 anos.
O valor investido pelo Fortaleza foi de 300 mil euros, equivalente a R$ 1,9 milhão na cotação atual. Em nota, o clube espanhol destacou que não tinha intenção de negociar Helton Leite e que em nenhum momento conversou diretamente com a diretoria do Leão, mas que não teve opção após o pagamento integral da multa rescisória.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Leia mais
“É um goleiro experiente e de boa passagem internacional. O técnico Renato Paiva já o conhecia quando esteve no Bahia e teve a intenção de levá-lo, mas não foi possível naquele momento. Agora com as nossas necessidades, em função das lesões do Brenno e do João Ricardo, acertou com o Fortaleza. Com a chegada da comissão técnica, indicaram esse nome e de imediato o clube foi atrás. Um jogador que tem qualidade, porte, experiência e que aceitou o desafio de imediato”, disse Marcelo Paz, CEO da SAF do Fortaleza.
“O Fortaleza pagou a multa junto ao Deportivo e agora chega para ficar à disposição dos jogos da Libertadores e do Campeonato Brasileiro para nos ajudar nessa caminhada. Chamou a atenção o interesse dele, pois estava em um clube tradicional, que queria a renovação dele, mas ele optou por vir para o Fortaleza e estamos felizes com isso”, completou o dirigente.
Com as lesões de João Ricardo e Brenno, que estão em recuperação, o Leão buscou Helton Leite para reforçar a posição. O nome já estava no radar do clube e foi avalizado pelo técnico Renato Paiva, que o conhece da época do futebol português – o camisa 1 atuou no Boavista e no Benfica entre 2018 e 2022.
Na última temporada europeia, ele foi titular absoluto do La Coruña e disputou 37 jogos na Segunda Divisão da Espanha — o time terminou a competição na 15ª posição. No Pici, Helton chegará para disputar posição inicialmente com Vinícius Silvestre e Magrão. O Tricolor quer contar com o novo goleiro já nas oitavas de final da Copa Libertadores, na próxima terça-feira, 12, contra o Vélez Sarsfield.
A carreira de Helton Leite
Além do Deportivo, Helton já vestiu as camisas de Antalyaspor, da Turquia, e Benfica e Boavista, em Portugal. Foi no futebol lusitano, inclusive, que ele foi observado por Renato Paiva, especialmente na temporada 2020/21, quando o técnico treinava o time B do Benfica e o goleiro atuava pela equipe principal.
Há sete anos no Velho Continente, o arqueiro de 34 anos também defendeu clubes como São Caetano, Botafogo, Criciúma, Ipatinga-MG e Grêmio no futebol brasileiro.