Fim da Era Vojvoda no Fortaleza: relembre títulos e feitos inéditos do argentino
O treinador, em sua passagem pelo Pici, colecionou diversos tabus quebrados. Além disso, venceu cinco taças e protagonizou campanhas históricas
A emblemática passagem de Juan Pablo Vojvoda no Fortaleza chegou ao fim, mas o legado das conquistas do duradouro casamento permanece. No Pici, o treinador argentino venceu títulos, comandou campanhas históricas na Série A do Campeonato Brasileiro, disputou edições da Copa Libertadores e chegou à final da Copa Sul-Americana.
Na trajetória vitoriosa entre 2021 e 2025, que contou com 310 jogos, Vojvoda conquistou três títulos do Campeonato Cearense. O último deles, em 2023, marcou o inédito penta para o Fortaleza – feito extremamente celebrado e valorizado pelos torcedores. Na Copa do Nordeste, o argentino levantou outras duas taças: uma na temporada de 2022 e outra no ano passado, em 2024.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
No Brasileirão, o desempenho de Vojvoda à frente do Leão do Pici foi muito relevante e simbólico, não só para o clube em si, mas para o Nordeste. Em duas oportunidades, em 2021 e 2024, o Tricolor, sob comando do argentino, terminou o principal torneio do país na quarta colocação – algo jamais obtido anteriormente por nenhum outro clube da região nos pontos corridos.
Leia mais
Nos outros anos de sua passagem, em 2022 e 2023, terminou a competição dentro do G-10. Consequentemente, com as campanhas na elite nacional, Vojvoda conquistou três classificações à Copa Libertadores – momentos também marcantes, tendo em vista que o Fortaleza tornou-se o primeiro time cearense a disputar o certame continental.
E, no torneio de maior grife da América do Sul, não fez feio. Em 2022, o Leão superou um grupo difícil com River Plate-ARG, Colo-Colo-CHI e Alianza Lima-PER, e avançou até as oitavas de final, etapa em que acabou eliminado pelo Estudiantes-ARG. Nesta temporada, novamente conseguiu chegar ao mata-mata da Libertadores – o Tricolor vai encarar o Vélez Sarsfield-ARG.
+ Confira mais notícias do Fortaleza Esporte Clube
Em 2023, o Fortaleza quase viveu o ápice da sua história. O Tricolor chegou à final da Copa Sul-Americana contra a LDU. Na decisão, disputada no Uruguai, os comandados de Vojvoda abriram o placar, mas sofreram o empate. Nos pênaltis, o time cearense teve a cobrança para confirmar o título, que foi desperdiçada. No fim, o técnico argentino ficou com o vice.
Ainda sobre campanhas históricas, em seu ano de estreia no Pici, Vojvoda também ajudou a levar o Fortaleza à semifinal da Copa do Brasil, sendo essa a melhor campanha do clube na competição. O Leão, naquela ocasião, acabou eliminado pelo Atlético-MG.
Vojvoda e sua coleção de tabus quebrados:
- Voltou a vencer o Palmeiras fora de casa após 16 anos de tabu (2021)
- Venceu o São Paulo pela primeira vez fora de casa (2021)
- Encerrou um tabu de 16 anos sem vencer o Corinthians (2021)
- Encerrou um tabu de 15 anos sem vencer o Atlético-MG fora de casa (2021)
- Campeão invicto do Cearense após 53 anos (2021)
- Venceu o Santos pela primeira vez fora de casa (2022)
- Voltou a vencer o Flamengo fora de casa após 18 anos de tabu (2022)
- Primeiro clube da história da Série A a não ser rebaixado após terminar o 1º turno na lanterna (2022)
- Primeira vitória fora do Brasil na história (contra o Alianza Lima, no Peru, pela Libertadores de 2022)
- Primeira vitória da história do Fortaleza no Paraná (contra o Coritiba, pela Série A 2023)
- Primeira vitória da história do Fortaleza no Beira-Rio (contra o Inter, pela Série A 2023)
- Primeira vitória da história do Fortaleza contra um clube argentino (San Lorenzo, pela Sul-Americana 2023)
- Primeira vitória da história do Fortaleza na Ilha do Retiro (contra o Sport, pelo Nordestão 2025)
- Técnico com mais jogos na história do Fortaleza (310)