Colo-Colo x Fortaleza: Vojvoda reencontra Almirón após oito anos e tem retrospecto favorável

Colo-Colo x Fortaleza: Vojvoda reencontra Almirón após oito anos e tem retrospecto favorável

No último embate entre os técnicos, o comandante tricolor deixou um gosto amargo para Almirón, vencendo por 3 a 0, quando ainda defendia o Defensa y Justicia

O técnico Juan Pablo Vojvoda, do Fortaleza, reencontrará um adversário antigo no duelo ante o Colo-Colo pela Copa Libertadores, marcado para esta quinta-feira, 10, no estádio monumental David Arellano, no Chile. Isso porque no outro banco de reservas, no comando técnico adversário, estará o treinador Jorge Almirón, contra quem o comandante tricolor já jogou duas vezes, há oito anos, somando uma vitória e um empate.

Quando duelaram pela primeira vez, em junho de 2017, Vojvoda treinava o Newell's Old Boys – onde jogou como zagueiro quando era atleta – de forma interina, enquanto Almirón estava a frente do Lanús, onde comandou por 106 jogos entre duas passagens. O resultado terminou empatado por 1 a 1 na primeira divisão argentina.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Naquele mesmo ano, em novembro, se reencontraram. Vojvoda já havia mudado seu trajeto para o Defensa y Justicia – que já contava com Tomás Pochettino à época, no banco de reservas – e enfrentou o mesmo Lanús de Almirón, mas dessa vez venceu por 3 a 0, novamente no Campeonato Argentino.

Dúvidas e desafios parecidos na área técnica

Em 2025, os técnicos vivem um cenário parecido em resultados e até mesmo na busca pela formação ideal. Tanto Vojvoda quanto Almirón viveram temporadas mágicas em 2024, mas ainda não encontraram o caminho das melhores atuações no ano atual.

Durante o ano passado, o treinador do Colo-Colo venceu 30 dos 52 jogos que disputou e foi campeão chileno, enquanto o do Fortaleza venceu 34 dos 73 que jogou, mas terminou o Campeonato na quarta colocação, tendo a melhor campanha de um nordestino na Série A do Campeonato Brasileiro e encerrando a competição invicto em seus domínios.

Em 2025, o Leão do Pici venceu nove dos 19 jogos que disputou, com alguns reveses marcantes como derrotas para equipes divisões inferiores, um sonoro 3 a 0 para o Racing-ARG no Castelão, e a final do Estadual ante o seu maior rival, o Ceará. Por sua vez, o Colo-Colo até soma cinco jogos sem perder, mas empatou os últimos três, diante de adversários em que era considerado favorito.

O técnico Jorge Almirón, tal qual Vojvoda, ainda rascunha sua equipe, oscilando curiosamente entre os mesmos 3-5-2 e o 4-3-3, recheado de dúvidas na principal onzena. Nos últimos jogos, tentou usar uma 4-2-3-1, até surpreendendo com Vidal pelo lado direito, mas treinou com três zagueiros no início da preparação para enfrentar o Fortaleza.

Por sua vez, Vojvoda não deve ter laterais-direitos à disposição para o duelo – Tinga, Brítez e Mancuso estão lesionados –, então atuará com uma linha de três no setor defensivo. Desta forma, há chance das equipes jogarem espelhadas na formação tática, assim como o reflexo do momento de dúvidas entre os treinadores.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar