Com SAF, Fortaleza terá redução no número de diretorias; saiba detalhes

Caso os sócios votem favorável as mudanças, a diretoria executiva do Fortaleza passaria a ter, por obrigatoriedade, as seguintes diretorias: financeiro, patrimônio, jurídico, esportes e responsabilidade social

A Assembleia Geral de Sócios vota neste sábado, 23, a alteração no Estatuto Social do Fortaleza Esporte Clube e na constituição de Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Entre as mudanças, estão a organização administrativa do clube, que passará a ter cinco diretorias fixas, podendo chegar a nove, com o presidente em exercício podendo criar quatro. Atualmente, a instituição tem 12 diretorias:

  • Assessoria da Presidência
  • Categorias de Base
  • Administrativo
  • Comunicação e Marketing
  • Planejamento
  • Jurídico
  • Comercial
  • Financeiro
  • Social e Relações Públicas
  • Serviços Médicos
  • Ouvidoria

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Caso os sócios votem favorável as mudanças, a diretoria executiva do Fortaleza passaria a ter, por obrigatoriedade, as seguintes diretorias: financeiro, patrimônio, jurídico, esportes e responsabilidade social. De acordo com o inciso dois, “os departamentos poderão se subdividir em coordenações, de caráter voluntário e ocupadas por sócio proprietário ou conselheiros, e gerências, ocupadas por profissionais de mercado”. A remuneração dos diretores é permitida pelo inciso três, “desde que a fixação de valores e a correspondente despesa constem na proposta orçamentária anual aprovadas pelo Conselho Deliberativo”.

Membros condenados por violência contra a mulher, crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência não poderão trabalhar no clube. Além disso, como abordado no artigo nove, “o Fortaleza adotará práticas de combate à corrupção e gestão temerária no esporte, implantando instrumentos de prevenção e combate à manipulação de resultados e eventos esportivos, em quaisquer modalidades”. Sendo assim, “será obrigatória cláusula de compromisso de não engajamento nas atividades descritas […] com previsão de indenização ao clube em caso de descumprimento”.

Diretoria da SAF

A Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Fortaleza Esporte Clube terá diretoria própria, composta por, no mínimo, três diretores: Diretor-Presidente (CEO — que deve ser Marcelo Paz, atual presidente da Diretoria Executiva), Diretor de Futebol e Diretor Financeiro. Outros três podem ser eleitos pelo Conselho de Administração, “sem designação específica”, conforme consta no artigo 26 do estatuto.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar