Fortaleza avalia mandar jogo da Série A no PV, mas vê empecilhos; entenda

Tricolor cogita realizar jogo contra América-MG, no próximo dia 19, no estádio do Benfica em razão da condição do gramado do Castelão. Capacidade do estádio é um dos complicadores

Em meio às críticas ao gramado da Arena Castelão, o Fortaleza estuda transferir a partida diante do América-MG, no próximo dia 19, pelo Campeonato Brasileiro, para o estadio Presidente Vargas, mas tem empecilhos como a capacidade de público da praça esportiva e o calendário de partidas dos clubes cearenses na Série C, apurou o Esportes O POVO.

Diante do grande número de jogos em 2022 e das constantes chuvas na capital cearense, o campo do Gigante da Boa Vista tem se mostrado prejudicado nos duelos de Fortaleza e Ceará, o que causou preocupação na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). No mês passado, a entidade enviou ofício solicitando uma programação de manutenção do campo à Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) do Governo do Estado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os embates do Tricolor contra o Fluminense, no último dia 22 de maio, e do Vovô contra o Coritiba, no último sábado, 4, por exemplo, foram disputados com o gramado bastante desgastado. O técnico Dorival Júnior, inclusive, classificou como "o pior do Campeonato Brasileiro".

Diante disso, o Leão do Pici passou a ver o PV como alternativa para jogos em casa neste mês. Pelo prazo exigido pela CBF para solicitar mudanças, o embate contra o Coelho seria o próximo possível. Internamente, inclusive, jogadores e membros da comissão técnica já se mostraram favoráveis a jogar em outro local para evitar o gramado do Castelão no momento.

No entanto, alguns fatores tornam uma alteração mais complexa para o clube. O Fortaleza tem quase 44 mil sócios atualmente — grande parte com entrada assegurada nos jogos —, número superior à capacidade do estádio, que gira em torno de 20 mil. Além do tradicional check-in, o clube estuda outras eventuais alternativas para o caso.

Além disso, Atlético-CE, Ferroviário e Floresta passaram a mandar os jogos da Terceira Divisão no PV, o que poderia causar choque de datas em caso da ida do Tricolor para a praça esportiva. O Lobo da Vila, por exemplo, receberá o Volta Redonda no próximo dia 20, data seguinte ao duelo do Leão contra o América-MG.

Após dois anos e dois meses de ausência, entre a utilização como hospital de campanha durante a pandemia de Covid-19 e a realização de obras, o Presidente Vargas voltou a ser palco de jogos no último dia 21, quando o Ferroviário venceu o Botafogo-SP, pela Série C.

Nesta semana, a Casa Civil, a Sejuv e a Secretaria de Obras Públicas (SOP) do Governo do Estado do Ceará realizarão reunião com os clubes para discutir a situação do Castelão. O poder público pretende propor o fechamento do estádio para uma reforma geral no gramado, ideia que já havia sido levantada no final do ano passado, mas vetada pelas equipes em razão do calendário de jogos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

fortaleza esporte clube fortaleza time futebol estádio presidente vargas pv fortaleza x américa-mg estádio arena castelão série a 2022 brasileirão 2022 campeonato brasileiro série a gramado campo cbf

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar