Enderson define nova movimentação para Wellington Paulista no ataque do Fortaleza

O treinador pediu mais mobilidade ao centroavante, dando maior variedade tática e mais opções de passe aos atletas do Tricolor

O técnico do Fortaleza, Enderson Moreira, tem orientado uma nova movimentação na função de centroavante feita por Wellington Paulista. O atacante sempre teve mobilidade, porém mais fixado ao centro do campo. Agora, o comandante tricolor pede que WP9 ofereça mais opções aos companheiros se colocando entre os zagueiros e os laterais e em alguns momentos trocando de posição com os pontas David e Robson.

Conhecido por ser um camisa 9 de área, Wellington tem sido nos últimos anos da sua carreira um homem mais fixo, que realiza o pivô e de último toque na finalização. Na temporada 2021, Enderson procurou mudar a movimentação de WP9, fazendo o artilheiro rodar mais o campo, principalmente dos lados, deixando o atacante mais participativo nas construções das jogadas. O mapa de calor retirado do Footstats mostra o novo comportamento do jogador em campo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Mapa de calor retirado do Footstats dos últimos três jogos de Wellington Paulista no Fortaleza
Mapa de calor retirado do Footstats dos últimos três jogos de Wellington Paulista no Fortaleza (Foto: Heatmap retirado do Footstats)



Enderson Moreira chegou ao Fortaleza na 29ª rodada do Brasileirão 2020 em meio a maratona de jogos e uma briga contra o rebaixamento. Por isso, muitas das ideias do treinador estão sendo aplicadas agora. A movimentação de Wellington Paulista eram mais centralizadas nos jogos do Leão na Série A.

Em coletiva realizada nesta quinta, 15, Wellington Paulista foi perguntado sobre está nova movimentação em campo. O atleta tricolor disse que sempre foi um atacante móvel e que com o tempo foi orientado a ficar mais centralizado em campo.

“Mexeu (com a movimentação em campo), mas era uma coisa que eu já vinha fazendo antigamente, né? Eu nunca fui um centroavante de área fixo, sempre fui um centroavante de mobilidade. Consequentemente o tempo foi passando e alguns treinadores pediram para que eu possa ficar mais centralizado, acabei ficando”, revelou o centroavante.

WP9 ainda acrescentou o que exatamente Enderson Moreira pede para o atacante fazer em campo.

“O Enderson pede para que a gente jogue um pouquinho entre lateral e zagueiro, para que a gente consiga trabalhar bem a bola, com um toque de bola envolvente e alguns “facões” em direção ao gol, como a gente diz na gíria do futebol, um “facão” em profundidade para que a gente consiga um passe ou cruzamento perfeito. Eu estou conseguindo fazer esses “facões” que ele (Enderson) pede e cruzamentos bons para os meus companheiros. Agora é procurar chegar mais vezes na cara do gol para conseguir fazer meus gols também”, disse Wellington.

O Fortaleza de Enderson Moreira terá mais um teste difícil, agora pelas quartas de final da Copa do Nordeste. O Leão encara o CSA neste sábado, 17, às 16, na Arena Castelão.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Wellington Paulista Enderson Moreira Wellington Paulista com nova movimentação Fortaleza Esporte Clube

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar