PUBLICIDADE
Fortaleza Esporte Clube
NOTÍCIA

Fortaleza tem 29,6% de chance de rebaixamento, probabilidade maior do que Vasco e Sport, aponta UFMG

Mesmo brigando contra o rebaixamento, o Leão ainda tem possibilidade de ir a Sulamericana

12:55 | 13/01/2021
O Fortaleza é o time com mais chances de queda fora do Z-4  (Foto: Aurelio Alves/O POVO). (Foto: Aurelio Alves)
O Fortaleza é o time com mais chances de queda fora do Z-4 (Foto: Aurelio Alves/O POVO). (Foto: Aurelio Alves)

O Tricolor começou 2021 com mais possibilidade de ir para a Sulamericana do que ficar na zona de rebaixamento. Após a sequência sem vitórias do time cearense, as probabilidades se inverteram. O Fortaleza tem 9,2% de chance de ir para a competição continental e 26,9% de queda na Série A. Sport e Vasco aparecem a frente nas estatísticas de permanência na elite.

O Leão chega na 30ª rodada do Brasileirão com a mesma pontuação de Sport e Vasco. As três equipes somam 32 pontos, faltando nove rodadas para o fim da competição. Porém, de acordo com Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), os cariocas têm 14,5%, enquanto os pernambucanos alcançam 21,9% de rebaixamento.

O Bahia, primeiro clube do Z-4 com 29 pontos, ainda pode de permanência na elite. Com 50,5% de chance de queda, os baianos só estão à frente de Goiás (81,7%), Coritiba (98,4%) e Botafogo (98,5%). Com a alta probabilidade de rebaixamento das três equipes, a briga contra a última vaga fica entre Vasco, Sport, Fortaleza e Bahia.

Nas últimas cinco edições do Campeonato Brasileiro, com exceção de 2017, todos os times que somaram 43 pontos conseguiram se manter na Série A. Em 2017, Vitória, Coritiba e Avaí chegaram à pontuação, mas só os baianos escaparam. Para o Fortaleza chegar aos 43 precisa somar 40,7% dos pontos disputados.

Para a Sulamericana as chances aparentam ser mais remotas. Com 9,2%, a possibilidade do Leão repetir o feito da temporada passada é complicada. A situação pode mudar em caso das vagas da libertadores se estenderem. Na atual conjuntura, abrindo mais duas vagas, o Sport ficaria com a última. Os pernambucanos têm 32 pontos, assim como o Tricolor.

O Fortaleza busca pontuar contra o Internacional para conseguir seus objetivos na Série A. O Tricolor vai ao Beira-Rio, neste domingo, 17, às 21h30min, pela 30ª rodada do Brasileirão.

 

Por Horácio Neto