Primeiro Clássico-Rei da Série A 2022 tem caráter decisivo para Fortaleza e Ceará

Clássico-Rei desta quarta-feira, 1º, carrega toda a tensão de uma final. Resultado positivo é essencial para ambos e disputa entre os rivais promete fortes emoções

10:15 | Jun. 01, 2022

Por: Brenno Rebouças
Moisés e Vina são peças importantes dos ataques de Fortaleza e Ceará (foto: Montagem sobre fotos de Aurélio Alves)

Fortaleza e Ceará disputam um Clássico-Rei com cara de final, a partir das 20h30min, no Castelão. É que o duelo entre os rivais cearenses, atrasado, válido pela 3ª rodada da Série A, tem caráter decisivo.

Um triunfo pode representar uma alívio momentâneo na luta contra o rebaixamento, que é a atual realidade de ambos, ou mesmo o início de uma reação que tem tardado. Do outro lado, uma derrota pode gerar pressões em momentos delicados e impactar diretamente no psicológico dos jogadores.

Não há solução que atenda aos dois, nem mesmo o empate. Com as duas piores campanhas da Série A do Brasileiro, lanterna e vice-lanterna, respectivamente, Leão e Vovô se interessam apenas pela vitória.

A condição do Fortaleza é mais delicada que a do Ceará. O Tricolor tem apenas dois pontos conquistados em sete jogos, está a quatro do próprio Ceará — ou seja, não deixa a última posição mesmo se vencer — e a seis pontos do primeiro time fora da zona de rebaixamento, hoje o Cuiabá. O Vovô, por sua vez, com mais três pontos deixa o Z-4 já na noite desta quarta.

Como é natural em Clássicos-Rei, muito mistério quanto às escalações até a bola rolar. Desfalques confirmados apenas o Ceará possui, que são o lateral-esquerdo Bruno Pacheco, o volante Geovane e o atacante Mendoza, todos suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Em compensação, o volante Richard e o atacante Erick estão de volta.

As dúvidas no Vovô ficam por conta do volante Lindoso e do meia-atacante Vina. Os dois sentiram desconforto muscular no jogo anterior e estavam fazendo tratamento intensivo visando participar da partida de hoje. Eles não foram vistos pela torcida em campo, ontem, no treino aberto feito pelo Ceará, mas pode ser apenas um despiste.

No Fortaleza, as dúvidas são todas relacionadas a jogadores que estão no departamento médico. O defensor Tinga, o volante Hércules, o meia Matheus Vargas e o atacante Renato Kayzer se recuperam de lesões musculares e o clube só vai atualizar a situação de ambos uma hora antes da bola rolar. Quanto ao zagueiro Titi, que não atuou no compromisso anterior do Leão devido a um tratamento odontológico, vai para o clássico.

Mais de 30 mil lugares estão reservados no Castelão para o segundo Clássico-Rei do ano, mas o primeiro da Série A 2022. Como o Fortaleza é mandante, 70% da arquibancada é destinada aos torcedores tricolores e os 30% restantes aos alvinegros.

Fortaleza x Ceará

Fortaleza
3-5-2: Marcelo Boeck; Ceballos, Benevenuto e Titi; Pikachu, Felipe, Zé Welison, Lucas Lima e Lucas Crispim; Moisés e Romero. Téc: Vojvoda

Ceará
4-3-3: João Ricardo; Nino Paraíba, Messias, Luiz Otávio e Victor Luís; Richard, Richardson e Lima (Vina); Iury Castilho, Cléber e Erick. Téc: Dorival Júnior

Local: Arena Castelão, em Fortaleza/CE
Data: 1º/6/2022
Horário: 20h30min
Árbitro: Bráulio Machado-FIFA/SC
Assistentes: Alex dos Santos/SC e Thiago Americano Labes/SC
VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira/SC
Transmissão: Premiere, Rádio O POVO CBN FM 95.5 e AM 1010, Facebook e YouTube do O POVO