Com um gol tomado em três jogos, Ceará encontra solidez defensiva em nova formação

Nas primeiras três partidas da Série B, ainda com a formação com quatro defensores, o time comandado por Mancini tomou seis gols em três partidas

13:15 | Mai. 21, 2024

Por: João Vitor Umbelino
Zagueiro Ramon Menezes e atacante Paulo Vitor disputam lance no jogo Novorizontino x Ceará pelo Campeonato Brasileiro Série B 2024 (foto: Higor Basso / Novorizontino)

O técnico Vagner Mancini parecer ter achado uma solução para os problemas defensivos apresentados pelo Ceará neste início de Série B. Com uma nova formação utilizando cinco defensores – dois laterais e três zagueiros – o Alvinegro de Porangabuçu tomou apenas um gol nos últimos três jogos.

A mudança na formação tática foi o pontapé inicial para reverter um cenário que incomodava o torcedor alvinegro e prejudicava a equipe dentro campo, fazendo perder pontos importantes.

Nas primeiras três partidas da Série B – contra Goiás, Mirassol e CRB –, ainda com a formação com quatro defensores, o time comandado por Mancini tomou seis gols em três partidas e somou apenas dois pontos. Isso sem contar o gol tomado na Copa do Brasil, contra o CRB.

Com o reforço no setor defensivo, o time passou a ter mais solidez defensiva e conseguiu bons resultados até então: duas vitórias e um empate, somando sete pontos na competição. Confira os jogos antes e depois da nova formação:

Jogos do Ceará antes e depois da nova formação:

PRÉ 5-3-2

  • Goiás - 1 gol tomado
  • Mirassol - 3 gols tomados
  • CRB (Copa do Brasil) - 1 gol tomado
  • CRB - 2 gols tomados

PÓS 5-3-2

  • Novorizontino - 0 gol tomado
  • Amazonas - 1 gol tomado
  • Operário - 0 gol tomado

Confronto decisivo

Para o duelo desta quinta-feira, 23, válido pelo jogo de volta da Copa do Brasil, o técnico Vagner Mancini terá a dor de cabeça de escolher se mantém a formação atual ou volta para o 4-3-3, visto que precisa vencer o CRB para buscar uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil.

Com desvantagem no placar agregado após ter perdido o jogo de ida por 1 a 0, o Vovô precisa vencer por dois gols de diferença para avançar diretamente para a próxima fase. Em caso de vitória simples, a partida será decidida em uma disputa de pênaltis.

Valendo R$ 3,45 milhões para o clube que se classificar, o jogo de volta da 3ª fase da Copa do Brasil começa às 21h30min, na Arena Castelão, em Fortaleza. O Vovô abriu o check-in e começou a venda de ingressos para o confronto nesta segunda-feira, 20.