Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Ceará oficializa contratação de Gabriel Santos; atacante já treina com o elenco alvinegro

Gabriel Santos está emprestado ao Vovô até o fim de maio, mas com opção de compra. Jogador tem características semelhantes às de Saulo Mineiro, que deixou o Vovô em Julho
18:31 | Set. 08, 2021
Autor Brenno Rebouças
Foto do autor
Brenno Rebouças Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Dois dias após o anúncio da Caldense, o Ceará confirmou a contratação do atacante Gabriel Santos, de 21 anos, por empréstimo. O atleta já está em Porangabuçu e treina com o restante do grupo normalmente.

Principal artilheiro do Campeonato Brasileiro, levando em conta todas as divisões, com 13 gols, o atacante é uma aposta do Ceará e se vingar, o clube tem opção de compra de 60% dos direitos econômicos do jogador. O vínculo dele com o Vovô se encerra em maio de 2022.

Gabriel Santos pode atuar como centroavante ou jogar aberto e possui características de jogo semelhantes com a de Saulo Mineiro, que deixou o clube em julho e ainda é o artilheiro do Vovô na temporada.

O mais novo reforço do Alvinegro agora espera regularização para poder atuar. Ele chega ao clube em um momento importante, de início de trabalho de uma nova comissão técnica, que está fazendo testes no elenco.

Confira a ficha técnica do atleta

Nome: Gabriel dos Santos Francisco (Gabriel Santos)
Posição: Atacante
Nascimento:16/03/1999 (21 anos)
Naturalidade: Rio de Janeiro/RJ
Altura: 1.85
Peso: 77 kg
Clubes em que passou: Sampaio Corrêa/RJ, Volta Redonda/RJ, Rukh Vynnyky (Ucrânia), FC Kalush (Ucrânia), São Bernardo/SP, Caldense/MG e Ceará.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Richard revela maior participação dos goleiros no método implantado por Tiago Nunes no Ceará

Coletiva
16:37 | Set. 08, 2021
Autor Brenno Rebouças
Foto do autor
Brenno Rebouças Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Dentre as mudanças que o técnico Tiago Nunes tem imprimido no Ceará desde que assumiu o time, na semana passada, uma delas é fazer dos goleiros mais participativos em campo. Foi o que revelou o goleiro Richard, em coletiva concedida na tarde desta quarta-feira, 8, na sede do clube.

"No dia a dia, o Tiago já tem inserido os goleiros em alguns trabalhos com atletas de linha. Ele tem conversado bastante, é um sistema um pouco diferente do que jogávamos com o Guto, onde os goleiros participam mais, porém não tem algo especial, o que ele vem fazendo é inserir o goleiro mais no jogo [...] A gente tem se adaptado a isso, vamos nos adaptar ao jeito dele e o importante é que a gente teve essa semanas pra trabalhar e entender isso o mais rápido possível. Espero que consigamos colocar em prática já no próximo jogo", afirmou o goleiro titular do Vovô.

Sem dar muitos detalhes, Richard tentou explicar como vai funcionar o novo modelo de jogo do Ceará. "Com o Guto a gente trabalhava um pouco mais em transição, com o Tiago um pouco mais de construção (de jogadas). E a gente tem crescido nesse aspecto”, disse.

Os goleiros vão participar ativamente do início das jogadas, mas o camisa 91 avisou que não haverá exagero no trabalho com os pés. “Ele já foi bem claro para nós goleiros que não quer que a gente abuse do drible. Ele foca muito no passe, jogadas em construções e a gente está inserido nesse aspecto. Nós ali atrás, não só eu, mas os zagueiros, a gente vai ter mais opções de passe no sistema dele", esclarece.

A quatro dias do jogo contra o Grêmio, que marcará a estreia do novo comando técnico do Ceará, Tiago Nunes segue trabalhando o funcionamento que quer ver na equipe e deve deixar os trabalhos em cima das especificidades do adversário para a reta final dos dez dias de trabalho, segundo Richard.

"Ele tem focado muito na nossa equipe, no que a gente tem que fazer nessa partida; ele tem trabalhado algumas combinações de jogadas. Acredito que durante essa semana deve passar algumas informações do Grêmio, mas penso que todos os jogadores já sabem, acompanham futebol, tem muita informação hoje, porém, creio também que ele vai fazer algo desse tipo", disse.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Santos fecha a contratação do técnico Fábio Carille até o final de 2022

Novo comandante
14:43 | Set. 08, 2021
Autor Gazeta Esportiva
Foto do autor
Gazeta Esportiva Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Santos fechou nesta quarta-feira, 8, a contratação do técnico Fábio Carille para substituir Fernando Diniz. O acordo vale até dezembro de 2022. A estreia será contra o Bahia no sábado, na Vila Belmiro, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A negociação foi iniciada no último domingo, dia da demissão de Diniz, e avançou rapidamente. Pesou para o Peixe a vontade do treinador de retornar ao Brasil depois de passagem pelo Al-Ittihad, da Arábia Saudita.

Após receber um alto salário no mundo árabe em duas ocasiões, Carille aceitou ganhar um valor mensal dentro da realidade financeira do Santos. O acordo não possui multa e está registrado nas normas básicas da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). O Peixe deve informar dezembro de 2022 "apenas para constar".

Fábio Carille assinará o contrato nesta quinta-feira, às 11h30, na Vila Belmiro, quando será apresentado à imprensa. Na sequência, conhecerá o elenco e comandará o treino da tarde, no CT Rei Pelé. Ele chega com o auxiliar Leandro Silva (Cuca), o analista Dênis Lupp e o preparador físico Walmir Cruz.

O Peixe também via Rogério Ceni com bons olhos, mas o profissional não demonstrou o mesmo desejo de Carille para assumir o elenco imediatamente. A estreia já será contra o Bahia no sábado, na Vila Belmiro, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Fábio Carille tem 47 anos e fez sucesso desde a base do Corinthians antes de ser efetivado em 2016. Ele foi campeão brasileiro em 2017 e conquistou o tricampeonato paulista (2017, 2018 e 2019).

Depois dos títulos, Carille foi para o Al Wehda, também da Arábia Saudita, em 2018. Ele ficou sete meses por lá antes de voltar ao Timão. E a segunda passagem no Parque São Jorge não foi como o esperado e veio a demissão em novembro de 2019.

No Ittihad, Carille se destacou. Somou 21 vitórias, 16 empates e 10 derrotas em 47 jogos, com a vaga na final da Liga dos Campeões Árabes. A derrota na decisão e uma divergência com a diretoria culminaram na saída.

O contexto atual fez o Santos não procurar estrangeiros. A ideia foi trazer alguém para conseguir reação imediata no elenco depois de seis jogos sem vitória.

Ariel Holan e Fernando Diniz, escolhas dessa gestão, tinham similaridades no perfil, como a busca pela posse de bola e "defender atacando". Após os resultados negativos, o Peixe decidiu trazer Carille, reconhecido pelo bom sistema defensivo e que não se importaria de atuar em transição.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Com Ceará e Fortaleza, reunião de clubes da Série A descarta volta imediata do público

Brasileirão
13:34 | Set. 08, 2021
Autor Afonso Ribeiro
Foto do autor
Afonso Ribeiro Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em reunião extraordinária do Conselho Técnico, realizada de forma virtual na manhã desta quarta-feira, 8, pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), com a presença de Ceará e Fortaleza, 19 clubes da Série A se posicionaram de forma unânime contra a volta imediata do público aos estádios - o Flamengo-RJ não participou.

A entidade máxima do futebol nacional convocou as 20 equipes e as federações locais para debater a possibilidade de liberar a presença de torcedores nas praças esportivas já a partir da 20ª rodada da competição - a primeira do returno -, que será realizada no próximo fim de semana.

O protocolo da CBF estabelece que a decisão sobre o tema no Campeonato Brasileiro cabe aos clubes. Um novo encontro ficou agendado para o próximo dia 28 e só haverá liberação se todos os Estados dos clubes participantes tiverem autorizado presença de público. Os presidentes Robinson de Castro e Marcelo Paz representaram os clubes cearenses.

Horas antes do encontro, o Flamengo-RJ publicou nota oficial em que afirmou "que não cabe à CBF ou aos clubes deliberar acerca da existência ou não de público nos estádios", uma vez que teve decisão favorável do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para realizar partidas com público de acordo com os normas das autoridades sanitárias locais.

A postura rubro-negra desagradou à maior parte das equipes, que se manifestaram na reunião - Fluminense-RJ e Palmeiras-SP, por exemplo. O entendimento dos dirigentes é de que o aval para a presença de torcedores em jogos do Brasileirão só deve ocorrer quando houver liberação em todos os Estados dos 20 participantes.

Vovô e Leão são favoráveis à volta do público, mas seguiram a maioria no encontro. No início de agosto, alvinegros e tricolores elaboraram protocolo junto com a Federação Cearense de Futebol (FCF) e enviaram ao Governo do Estado, que não respondeu até o momento.

O documento solicita a liberação de 40% de público na Arena Castelão, de acordo com os requisitos estabelecidos: imunização completa pela vacina (duas doses ou dose única, no caso da Janssen) ou teste PCR para Covid-19 em até 48 horas antes da partida.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Diante do Grêmio, Ceará terá a chance de melhorar o aproveitamento contra o Z-4

12:48 | Set. 08, 2021
Autor Horácio Neto
Foto do autor
Horácio Neto Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Na sua estreia pelo Ceará, Tiago Nunes terá a missão de melhorar o aproveitamento do Vovô contra equipes do Z-4. Encarando a sua ex-equipe, o Grêmio, o Alvinegro terá a chance de conquistar seu segundo triunfo contra os últimos colocados da tabela. Após a vitória contra o próprio Imortal, na primeira rodada, a equipe de Porangabuçu empatou com a Chape e o Sport e foi derrotado pelo América-MG.

 

O Vovô conquistou cinco pontos dos 12 possíveis contra os quatro times da zona de rebaixamento, obtendo um aproveitamento de 41,6%. Os cearenses só balançaram as redes em um dos confrontos, na vitória contra os gaúchos por 3 a 2. Diante dos outros adversários do Z-4, o Alvinegro não marcou e não sofreu gols contra Chapecoense e Sport, e levou dois na derrota para o Coelho.

Além de melhorar os números contra o Z-4, Tiago Nunes terá a oportunidade de conquistar a primeira vitória do Ceará como visitante. O Vovô terminou o primeiro turno sem nenhum triunfo longe do Castelão e acumulou três derrotas e seis empates. Atualmente, os cearenses têm a segunda pior campanha fora de casa.

O confronto contra o Imortal será no domingo, 12, às 11 horas, na Arena do Grêmio, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com 24 pontos, o Ceará teve a partida contra o Palmeiras adiada e viu Athletico-PR e Fluminense, que atuaram no fim de semana, subirem na tabela, chegando a 24 e 25 pontos, respectivamente. Diante dos gaúchos, o Alvinegro tem a oportunidade de recuperar a posição.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Cria da base, volante Geovane pode ser novidade no Ceará de Tiago Nunes

Análise
10:59 | Set. 08, 2021
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Há uma semana no comando do Ceará, o técnico Tiago Nunes tem aproveitado o período de treinos para realizar testes e observar jogadores em busca da formação titular. Revelado nas categorias de base, o volante Geovane pode surgir como novidade na equipe alvinegra. O tema foi debatido no episódio 173 do FutCast, o podcast do O POVO sobre o futebol cearense.

O meio-campista de 22 anos disputou oito partidas pela equipe principal nesta temporada e tem características que se encaixam no modelo de jogo do novo treinador do Vovô, o que o credenciar a disputar a vaga ao lado de Fernando Sobral. Na última semana, o clube renovou o contrato do jogador até o final de 2023.

Com apresentação de Thiago Minhoca e comentários de Gerson Barbosa e Afonso Ribeiro, o grupo analisou a possibilidade de entrada de Geovane e os fatores positivos para a equipe. O POVO repercute abaixo as opiniões dos jornalistas.

Gerson Barbosa - O que mais me agrada é o olhar para o Geovane. Eu gosto muito do Geovane, acho um baita jogador, com um potencial muito interessante para o Ceará. É muito interessante o Tiago Nunes fazer esse teste, pensar em um jogador como o Geovane, que é o volante área a área, um cara que tanto aparece para ajudar na construção como tem características defensivas, com certa força física, precisão de passe.

Thiago Minhoca - O que eu mais gostei foi ele chegar a trabalhar mais com a ideia de saber ter a bola. A gente via o Ceará se defender muito bem com o Guto Ferreira, mas não apresentava, diferentemente do ano passado, a mesma qualidade de saída de bola. Era muita jogada individual com o Rick ou Lima, no ano passado era o Vina, então eram atletas que estavam sanando uma questão que não estava muito aprimorada, do controle do jogo quando tem a bola. Não precisa ter 80% de posse de bola, mas, quando tiver a bola, saber o que fazer, que era o que se percebia de maior limitação no trabalho do Guto Ferreira e o Tiago Nunes parece já estar tentando aprimorar.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags