Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

América-MG x Ceará ao vivo: onde assistir, escalação provável e horário

América-MG e Ceará duelam hoje, domingo, 29 de agosto (29/08), em jogo válido pela 18ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2021. Partida terá transmissão ao vivo. Saiba onde assistir, horário e todos os detalhes do confronto
00:05 | Ago. 29, 2021
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Jornal
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

América-MG e Ceará duelam hoje, domingo, 29 de agosto (29/08), em jogo válido pela 18ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2021. O Alvinegro de Porangabuçu acumula cinco vitórias, nove empates e três derrotas no certame e ocupa a 8ª colocação na tabela com 24 pontos no começo da rodada.

América-MG x Ceará: onde assistir à transmissão ao vivo

O jogo entre América-MG e Ceará será transmitido pelo serviço de canal pago, Premiere. Nas sintonias FM 95,5 e AM 1010, e também pelo YouTube - clicando aqui - a rádio O POVO CBN narra todos os lances da partida. 

Horário e local do jogo:

A partida entre América-MG e Ceará irá ocorrer às 11 horas (horário de Brasília), no estádio Independência, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Escalação provável:

América-MG

Matheus Cavichioli; Patric, Ricardo Silva, Bauermann (Anderson Jesus) e João Paulo; Juninho Valoura (Juninho) e Ramon; Ademir, Rodolfo, Fabrício e Felipe Azevedo.

Ceará

Richard; Fabinho (Gabriel Dias); Messias, Luiz Otávio, Bruno Pacheco; F. Sobral, W. Oliveira (Marlon); Lima, Vina, Rick; Cléber.

Arbitragem do jogo:

A partida será comandada pelo árbitro FIFA Raphael Claus. Ele terá Marcelo Carvalho Van Gasse e Danilo Ricardo Simon Manis como assistentes. Pericles Bassols Pegado Cortez é responsável pelo árbitro de vídeo (VAR).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Com contágio em alta, Cuba usa vacina chinesa

INTERNACIONAL
08:49 | Ago. 29, 2021
Autor Agência Estado
Foto do autor
Agência Estado Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Cuba, que até agora usou exclusivamente vacinas de fabricação própria contra a covid-19, vai passar a usar o imunizante desenvolvido pela chinesa Sinopharm em sua campanha de inoculação. Agentes de saúde aplicarão duas doses de Sinopharm combinadas com um reforço cubano na província central de Cienfuegos a partir deste domingo, dia 29. A eficácia da combinação de vacinas está acima de 90%, diz a mídia local, sem detalhar de onde vieram os dados. Cuba enfrenta um de seus piores momentos na pandemia. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Mais de 1,6 milhão de estudantes fazem neste domingo provas do Encceja

Educação
08:30 | Ago. 29, 2021
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Neste domingo (29), mais de 1,6 milhão de estudantes deverão fazer as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020. A participação é voluntária e gratuita, para quem não faltou à última edição, e destina-se a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada.

Nesta edição, ainda referente a 2020, a maioria dos inscritos – 1.328.608 – fará provas para certificação do ensino médio.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inpe), responsável pelo Encceja, para o ensino fundamental, há 301.438 inscritos.

O exame será realizado em 662 cidades, nas 27 unidades da federação.

Horários

O Encceja terá provas em dois turnos. De manhã, os portões ficarão abertos das 8h às 8h45 e, de tarde, das 14h30 às 15h15. Já as provas serão aplicadas das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30.

Recomenda-se aos estudantes chegar com antecedência ao local de prova e ir diretamente para a sala de aula, para evitar aglomeração na entrada e nos corredores.

Orientações

Para fazer o exame, os inscritos devem levar documento de identificação original com foto, além de caneta de tinta preta, fabricada em material transparente. O cartão de confirmação não é obrigatório, mas deve ser levado para facilitar a localização.

Antes do início das provas, os fiscais terão que vistoriar objetos e itens de higiene dos candidatos.

Por causa da pandemia de covid-19, é obrigatório o uso de máscaras que cubram o nariz e a boca. O Inep recomenda que os estudantes levem máscaras extras para que possam trocá-las, quando necessário.

Apesar dos locais de prova disponibilizarem álcool para a higienização das mãos, aqueles que quiserem podem levar seu próprio recipiente com álcool em gel. Durante o exame, é permitido usar luvas transparentes ou semitransparentes.

Os estudantes inscritos para as provas do Encceja 2020 podem também levar sua própria garrafa com água.

Composição das provas

Os inscritos no exame para o ensino fundamental farão, no turno matutino, prova com 30 questões distribuídas por ciências naturais e matemática. No turno vespertino, está prevista a redação, além de 30 questões de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, história e geografia.

De manhã, os estudantes inscritos para o exame do ensino médio responderão a 30 questões de ciências da natureza e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias. À tarde, eles vão fazer a redação e responder a 30 questões de linguagens e códigos e suas tecnologias e de ciências humanas e suas tecnologias.

O Inep ainda não informou a data em que será divulgado o resultado do Encceja 2020.

Para ser aprovado no exame, o participante precisa tirar 100 pontos nas provas objetivas e média mínima de 5 pontos na redação, que vai de 0 a 10. Para cálculo da nota do exame, é usada a Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Quem não for aprovado em todas as provas, mas conseguir a pontuação necessária em uma ou mais áreas poderá solicitar a declaração de proficiência, documento que retira a necessidade de fazer a disciplina novamente no Encceja 2021.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Vasco busca recuperação na Série B contra Ponte Preta em São Januário

Esportes
08:30 | Ago. 29, 2021
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

 

Este domingo (29) é dia de Vasco e Ponte Preta em São Januário. As equipes medem forças pela 21ª rodada do Brasileirão da Série B, com transmissão da Rádio Nacional, às 16h (horário de Brasília). A narração será de André Luiz Mendes, comentários de Mário Silva e plantão de Bruno Mendes.

Acompanhe Vasco x Ponte Preta, às 16h, clique abaixo:

Os cariocas estão pressionados e tentam se reabilitar na competição após 3 derrotas consecutivas. O técnico Lisca teve uma semana inteira para treinar o time, mas não vai contar com Rômulo (suspenso pelo terceiro cartão amarelo) e Morato (expulso na derrota por 2 para o Operário). Leandro Castan e Daniel Amorim  voltaram a treinar com bola, mas ainda não há certeza se poderão ficar à disposição do treinador cruzmaltino. Com 28 pontos, o Vasco precisa vencer para voltar a se aproximar do G4 da competição.

Premie da Áustria segue como líder de partido conservador

INTERNACIONAL
08:25 | Ago. 29, 2021
Autor Agência Estado
Foto do autor
Agência Estado Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O conservador Partido Popular da Áustria, OVP, reelegeu neste sábado o chanceler Sebastian Kurz como seu líder. Kurz, de 35 anos, recebeu o apoio de 533 dos 536 delegados, ou 99,4%. Ele lidera o partido desde 2017 e se tornou o mais jovem chanceler do país no final daquele ano. Antes da votação, ele apresentou um programa linha-dura em relação a imigrantes do Afeganistão.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Operação vai monitorar presença ilegal de PMs na Paulista

POLÍTICA
08:09 | Ago. 29, 2021
Autor Agência Estado
Foto do autor
Agência Estado Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Corregedoria da Polícia Militar montou uma operação para impedir a presença ilegal de policiais militares na Avenida Paulista durante a manifestação bolsonarista no 7 de Setembro. A direção do órgão determinou que todo o efetivo seja empregado na ação, que contará com os policiais que deveriam estar de folga e com os da área administrativa para "reforçar o patrulhamento disciplinar".
A decisão de fazer uma operação para impedir a presença de policiais fardados ou armados e integrantes da ativa da corporação nos atos foi informada anteontem ao Ministério Público estadual. Os promotores Marcel Del Bianco Cestaro e Giovana Ortolano Guerreiro, que atuam no Tribunal de Justiça Militar, pediram à corregedoria que informasse se estava fazendo "apurações de inteligência para detectar a participação de policiais militares da ativa nos atos convocados".
A presença da policiais militares nos atos bolsonaristas - que pregam ruptura institucional, adoção do voto impresso e impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) - foi defendida por deputados alinhados ao presidente Jair Bolsonaro, como Coronel Tadeu (PSL) e Major Mecca (PSL), ambos oficiais da reserva da PM paulista. Em grupos de WhatsApp de policiais militares, foram compartilhadas mensagens sobre a vinda de quase uma centena de ônibus e vans para São Paulo.
Regulamento
No entendimento dos promotores e do procurador de Justiça Pedro Falabella, que atua no Tribunal de Justiça Militar, a presença dos policiais no ato bolsonarista é ilegal. De acordo com a análise deles, os parágrafos 3.º e 4.º do artigo 8.º do Regulamento Disciplinar da PM paulista vedam esse ato.
"É absolutamente proibido a militares da ativa a participação em manifestações políticas, bem como opinar sobre assunto político e externar pensamento e conceito ideológico", afirmou Falabella. Para o procurador, pode-se até discutir se o regulamento é justo ou não, mas não pode escolher se vai ou não cumpri-lo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags