À espera de resultado da perícia do INSS, jurídico do Ceará explica caso Alex Amado

Sem atuar desde 2017, atacante de 34 anos chegou a ser reintegrado ao Vovô por decisão judicial. Clube e jogador aguardam resultado da perícia médica para definir futuro

O imbróglio judicial entre Ceará e o atacante Alex Amado pode ter um desfecho em breve. Após voltar a trabalhar no clube, conforme decisão da Justiça do Trabalho, o jogador de 34 anos realizou uma perícia médica no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para comprovar se há lesão ou não, e as partes aguardam o resultado para definir o futuro, de acordo com o departamento jurídico do clube.

Amado está afastado dos gramados desde junho de 2017, quando disputou a última partida pelo Alvinegro na Série B. Desde então, sofreu lesões nos joelhos, no músculo adutor e na tíbia da perna esquerda e teria realizado até cinco cirurgias. Neste período, a diretoria do Vovô renovou com o jogador por duas vezes.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Alex Amado alega no processo que lesionou os dois joelhos enquanto estava vinculado ao Ceará. A argumentação da defesa é de que a situação se enquadra em acidente de trabalho. Com isso, não poderia ter o contrato terminado sem estar totalmente recuperado. O Vovô, por sua vez, argumenta que a lesão diagnosticada após o fim do contrato de Alex Amado é um novo problema físico, não tendo relação com a contusão tratada enquanto estava vinculado ao Vovô.

LEIA MAIS

+ Atacante Airton está regularizado e pode estrear pelo Ceará diante do Sport-PE
+ 400 mil euros: Erick entra no top-6 das contratações mais caras do Ceará; veja lista
+ Richard exalta sistema defensivo do Ceará e projeta duelo contra o Sport pela Série A

A situação segue em discussão na Justiça. O atacante chegou a voltar a Porangabuçu após a decisão do juiz Antônio Célio Martins Timbó, da 8ª Vara do Trabalho de Fortaleza, mas com o andar do caso nos tribunais, passou por perícia médica no INSS e espera o resultado.

"O juiz decidiu: 'Meu amigo, eu quero que você me entregue um documento laudado dizendo que você não pode trabalhar'. Basicamente, ele mandou o Alex para uma perícia, e o Alex não entregou. Aí, o Ceará disse: 'Olha, você está dizendo que está machucado e é mais de 15 dias'... Como qualquer funcionário ou empregado, se está há mais de 15 dias machucado, vai para o INSS, vai receber por lá. Aí, como é que acontece? Você é encaminhado para o INSS, faz uma perícia médica e, a partir de então, a perícia vai determinar se você está apto a trabalhar ou não. Mas, durante tudo isso, ele já tinha voltado ao clube. Agora que ele está aguardando o resultado da perícia, ele está aguardando para saber se está machucado mesmo, não pode trabalhar, e aí vai receber do INSS, e se ele não estiver machucado, o contrato dele acabou e ele não tem mais nada a pedir no processo", explicou o gerente jurídico do Ceará, Ranieri Barreto, ao Esportes O POVO.

"O mandado de segurança em si não havia sido deferido no primeiro momento, ou seja, nem é sobre reintegrar ou não o atleta. Quando você vê a decisão do mandado de segurança, o acórdão, ele não determina que o atleta seja reintegrado ao Ceará, apenas diz que o Ceará não pode questionar a decisão do juiz, então a decisão do juiz está valendo, só que o Ceará já tinha acatado a decisão do juiz faz muito tempo. Essa decisão já tinha sido superada, já tinham vindo outras decisões que enterraram aquela liminar", completou.

O Alvinegro aguarda o resultado da perícia para saber se o caso continuará se arrastando nos tribunais ou se chegará a um ponto final. "Hoje, o Ceará está esperando o resultado da perícia do INSS. Só isso. O resultado da perícia é que vai definir o futuro dele", finalizou Ranieri.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ceará sporting club alex amado justiça do trabalho tribunal regional do trabalho trt justiça jurídico ranieri barreto reintegrado mandado de segurança inss perícia médica laudo lesão

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar