PUBLICIDADE
Ceará Sporting Club
Noticia

Com gol nos acréscimos, Ceará bate Grêmio e vence na estreia da Série A

Em jogo movimentado, Vovô vence Tricolor Gaúcho por 3 a 2 no Castelão, pela primeira rodada da competição nacional, com gols de Cléber, Rick e Jorginho

18:01 | 30/05/2021
Ceará e Grêmio se enfrentaram na Arena Castelão pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro 2021 (Foto: Fábio Lima/O POVO)
Ceará e Grêmio se enfrentaram na Arena Castelão pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro 2021 (Foto: Fábio Lima/O POVO)

Escalado com reservas, o Ceará saiu na frente do placar, cedeu empate e conseguiu vencer o Grêmio-RS por 3 a 2 em jogo movimentado neste domingo, 30, na Arena Castelão, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2021.

+ "O mérito é todo dos companheiros", diz Jorginho, autor do gol da vitória do Ceará sobre o Grêmio

Com a formação alternativa em razão do calendário cheio, o Alvinegro demorou para se acertar em campo, mas conseguiu balançar as redes no primeiro tempo com Cléber e Rick. Nos acréscimos, Jorginho definiu o triunfo dos donos da casa. Vanderson e Ricardinho descontaram para o Tricolor.

+ Com gol diante do Grêmio, Cleber fez o terceiro na temporada 2021

O Vovô agora volta as atenções para o Clássico-Rei contra o Fortaleza, na próxima quarta-feira, 2, às 19 horas, no Castelão, pela terceira fase da Copa do Brasil. Pela Série A, o próximo compromisso será diante do Santos-SP, sábado, 5, a partir das 19 horas, na Vila Belmiro, pela segunda rodada.

+ "Isso mostra a seriedade do trabalho", diz Guto sobre triunfo do Ceará diante do Grêmio

O jogo

Entre a derrota para o Jorge Wilstermann-BOL, na última quinta-feira, 27, e o duelo pela Copa do Brasil, o técnico Guto Ferreira optou por poupar quase todos os titulares contra o Tricolor de Porto Alegre, além dos desfalques por lesão e suspensão. O Grêmio-RS também não contou com jogadores e o técnico Tiago Nunes em razão de Covid-19.

Nos primeiros minutos, os visitantes chegaram com mais perigo. Aos dez minutos, Lucas Silva lançou Diogo Barbosa, que ajeitou de cabeça para Léo Pereira, e o atacante disputou bola com João Ricardo, que sentiu dores e precisou ser substituído mais tarde.

Aos 15, Léo Chú recebeu passe em profundidade na ponta esquerda, ganhou disputa com Buiú e cruzou rasteiro para Ricardinho, que bateu de primeira por cima do gol. O Ceará respondeu quatro minutos depois, o Alvinegro respondeu em cobrança de falta de Jorginho, também por cima da meta.

Após momentos de maior equilíbrio, o Vovô conseguiu balançar as redes na reta final do primeiro tempo. Aos 36, Saulo Mineiro ganhou dividida na entrada da área, tocou para Cléber, que finalizou, a bola desviou na defesa e morreu no canto direito de Breno. No minuto seguinte, em rápido contra-ataque, Saulo teve a chance de ampliar ao receber livre, mas parou no arqueiro tricolor.

Aos 41, no entanto, Cléber ganhou bola no campo de defesa, tocou para Pedro Naressi, que serviu Rick. O jovem atacante limpou a marcação na área e bateu colocado de perna esquerda para ampliar a vantagem. Cléber quase marcou o terceiro gol aos 47 e viu Breno se esticar para espalmar. No minuto final, Vanderson deu belo drible entre Rick e Buiú, tabelou com Matheus Henrique e chutou cruzado rasteiro para descontar.

Na volta do intervalo, o interino Evandro Fornari fez três alterações no Grêmio-RS e deu nova cara à equipe, que buscou o empate. Já o Ceará perdeu o goleiro João Ricardo, lesionado, e teve a entrada de Vinicius.

Logo os três minutos, Léo Chú fez jogada individiual pela esquerda, cruzou, Ricardinho se antecipou a Lacerda na área e completou de primeira para deixar tudo igual no Castelão. O Alvinegro tentou responder ao tento aos 13, quando Jorginho cruzou para Rick, que dominou, girou e arrematou firme para defesa de Breno.

Com novas mudanças dos dois lados para renovar o fôlego e ganhar maior força ofensiva, o Vovô tentou equilibrar o confronto, mas os gaúchos seguiram com mais volume de jogo e obrigaram Vinicius a trabalhar. Aos 27, Jean Pyerre deu belo passe para Cortez, que deu chapéu no marcador, serviu Léo Chú e viu o atacante bater de primeira para defesa do goleiro mandante.

Aos 35, Jhonata Robert fez boa jogada pela direita, cruzou rasteiro, Cortez recebeu no outro lado da área e finalizou na rede pelo lado de fora. Dois minutos depois, o lateral-esquerdo caiu na área em disputa com Buiú, o árbitro Savio Pereira Sampaio apontou pênalti, mas revisou o lance no monitor do VAR e anulou a decisão.

Na reta final do duelo, os cearenses fizeram pressão em busca do terceiro gol. Aos 45, o jovem João Victor recebeu bola na ponta direita, pedalou diante de Cortez, invadiu a área e bateu cruzado, com categoria, à direita de Breno, levando perigo à meta tricolor. Aos 48, após bola alçada na área, Gabriel Lacerda bateu firme, a bola carimbou a trave, Jorginho pegou a sobra e mandou para o gol para garantir o triunfo alvinegro na estreia.