PUBLICIDADE
Ceará Sporting Club
NOTÍCIA

Ceará busca classificação na Sul-Americana contra o Jorge Wilstermann; veja prováveis escalações

Líder do grupo C e com condições favoráveis para o avanço, o Alvinegro de Vina e companhia visita o Jorge Wilstermann, já eliminado na competição, em Cochabamba

Lucas Mota
14:26 | 26/05/2021
Vina, observado por Gabriel Dias, comemora gol marcado pelo Ceará diante do Bolívar, no Castelão (Foto: Aurelio Alves)
Vina, observado por Gabriel Dias, comemora gol marcado pelo Ceará diante do Bolívar, no Castelão (Foto: Aurelio Alves)

O foco total do Ceará nesta quinta-feira, 27, é na vitória. São 90 minutos que separam a equipe do Porangabuçu da classificação histórica na Sul-Americana. Líder do grupo C e com condições favoráveis para o avanço, o Alvinegro de Vina e companhia visitam o Jorge Wilstermann, já eliminado na competição, na última rodada da fase de grupos do torneio continental. A bola rola a partir das 19h15min no estádio Félix Capriles, em Cochabamba, com altitude de 2.560 metros acima do nível do mar.

"Encaramos como o jogo mais importante do ano até agora. É uma partida que vale muito. A gente tem que entrar com a concentração elevadíssima e ser letal na hora que for preciso para fazer os gols. Queremos conseguir essa classificação histórica e, se Deus quiser, continuar vivo e muito forte na competição", definiu o meio-campista Fernando Sobral, que briga pela titularidade com Charles para o duelo contra o Aviador.

Leia também:

Avançar para a próxima fase do certame fortalece a ascensão do Ceará, classificado como a "sensação do futebol Sul-Americano" pelo jornal espanhol AS, e garante mais US$ 500 mil para os cofres de cota. Somente o líder de cada um dos oito grupos passa para a etapa de mata-mata, que incluirá os terceiros colocados da Libertadores.

A condição é tão favorável que até em caso de tropeço para o eliminado Jorge Wilstermann o Vovô pode se classificar. Apesar disso, os jogadores estão alinhados no discurso de mirar no triunfo para não depender de qualquer combinação de resultados. Se empatar, o time comandado por Guto Ferreira torcerá para que o Arsenal não vença o Bolívar.

Caso seja derrotado em Cochabamba, o Alvinegro tem dois cenários para se classificar: torcer para o Bolívar vencer por menos de cinco gols de vantagem ou perder por apenas um gol de diferença — porém marcando gols — e torcer para que o Arsenal empate contra o time boliviano.

Os critérios de desempate de classificação da Copa Sul-Americana seguem a seguinte ordem: saldo de gols, gols pró, gols marcados como visitante e Ranking da Conmebol, o qual Bolívar e Arsenal estão melhor posicionados que o Vovô.

A escalação do clube do Porangabuçu possui três situações abertas. Sem Luiz Otávio lesionado, Gordiola precisará escolher entre Jordan e Klaus para formar a dupla de zaga com Messias. Na volância, o treinador terá que definir quem será o parceiro de Oliveira. Fernando Sobral foi titular e destaque no empate no Clássico-Rei da final do Estadual. Entretanto, o dono da posição na temporada tem sido Charles.

Por fim, o centroavante titular. Jael e Felipe Vizeu brigam pelo posto. O primeiro ganhou a chance de começar na final do Cearense. O segundo vinha sendo o escolhido até então para iniciar as partidas.

A fase do Jorge Wilstermann é negativa. O time só venceu dois confrontos nos últimos nove, somando seis derrotas, uma delas para o Ceará no encontro da ida pela Sul-Americana, e dois empates. Neste período, o clube demitiu o técnico Mauricio Soria e contratou o comandante argentino Diego Cagna.

O Aviador tem cinco desfalques para encarar os cearenses. O lateral Alejandro Meleán cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Os outros quatro são por causa da Covid-19, mas o clube não divulgou oficialmente. A imprensa boliviana afirma que Damian Lizio e Patito Rodríguez estão entre os que ficarão de fora devido ao contágio do vírus.

Veja os gols da vitória do Ceará sobre o Jorge Wilstermann, por 3 a 1, no duelo de ida, no Castelão:

FICHA TÉCNICA

Jorge Wilstermann
4-3-3: Rodrigo Banegas; Ballivián, Ortiz, Echeverría e Villaroel; Carlos Añez, Rodrigo Morales e Paul Arano; Serginho, Rodrigo Vargas e Osorio. Téc: Diego Cagna

Ceará
4-2-3-1: Richard; Gabriel Dias, Messias, Klaus (Jordan) e Bruno Pacheco; Charles (Fernando Sobral) e Oliveira; Lima, Vina e Mendoza; Jael (Vizeu). Téc: Guto Ferreira

Data: 27/5/2021
Horário: 19h15min
Local: estádio Félix Capriles-BOL
Árbitro: Guillermo Guerrero-EQU (Fifa)
Assistentes: Byron Romero-BOL e André Tola-BOL
Transmissão: Conmebol TV