Guto comemora vitória, elogia Buiú e freia euforia por vantagem do Ceará em final do Nordestão

Treinador analisa atuação do Vovô no triunfo por 1 a 0 sobre o Bahia, exalta lateral-direito, valoriza experiência de Jael e fala sobre sequência de jogos

Satisfeito com o resultado, o técnico Guto Ferreira valorizou a atuação do Ceará, destacou a experiência de Jael, elogiou Buiú e rechaçou empolgação após a vitória por 1 a 0 sobre o Bahia, neste sábado, 1º, no estádio de Pituaçu, em Salvador, no primeiro jogo da final da Copa do Nordeste.

O confronto na capital baiana foi truncado, com duas expulsões no primeiro tempo, e se decidiu já nos acréscimos, em gol de falta. O comandante alvinegro ressaltou o equilíbrio da partida decisiva, exaltou a importância das substituições realizadas e vibrou com o gol do camisa 9, que selou o resultado positivo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Foi um jogo que começou com o Bahia buscando um pouco mais o jogo, mas a gente não se intimidou, buscando equilibrar e não permitia ao Bahia as entradas, os espaços que eles buscavam. Em contrapartida, a gente conseguia, nos nossos ataques, situações não claras, mas próximas ao gol adversário. Ficou um jogo de lá e cá, dali a pouco o Luiz Otávio, zagueiro do Bahia, acabou se passando na jogada e sendo expulso. Trouxe uma certa vantagem numérica para nós, mas que não se efetivou dentro do campo porque o Bahia baixou muito as linhas, e essa situação bloqueou completamente as nossas linhas de ação. A nossa equipe não foi ansiosa. Buscou os espaços, foi trocando passes, às vezes a bola escapou um pouquinho no penúltimo passe ou na situação de finalização. Nós tivemos uma situação de finalização com o Vizeu, meio sem ângulo, com perigo, eles chegaram pouco, a batida de falta do Vina. Aí, o Charles acabou se passando e reequilibrando a partida, praticamente nos acréscimos do primeiro tempo. Voltamos para o segundo tempo, jogo equilbrado, ninguém conseguindo vantagem, as duas defesas trabalhando muito bem, e nós fomos mais felizes nas trocas. Quando a gente mudou, teve um pouco mais de felicidade e, em uma bola parada, o Jael foi muito feliz. Como jogava contra o vento, (usou) a experiência. Ele tem uma pegada muito boa, bateu muito forte, com efeito contra o vento, e o vento acabou jogando a bola para dentro, inclusive a bola deve ter batido em alguma situação que encobriu o goleiro. Foi um jogo extremamente disputado, equilibrado e que nós tivemos a felicidade do gol", afirmou Guto.

LEIA MAIS

+ Ceará chega aos nove jogos sem sofrer gol na temporada
+ Bahia 0x1 Ceará: vitória do Alvinegro teve equilíbrio nas estatísticas
+ "A primeira etapa foi concluída com sucesso", diz Jael após triunfo do Ceará sobre o Bahia

Com o triunfo fora de casa, o Vovô tem a vantagem do empate no jogo da volta, no próximo sábado, 9, na Arena Castelão. O histórico no Nordestão é favorável para quem larga na frente no compromisso de ida, mas o treinador frisou que o duelo contra o Esquadrão não está resolvido.

"A competência é, principalmente, dos jogadores, que estiveram lá dentro de campo, a entrega deles conseguiu fazer que a gente conquistasse essa vantagem. Mas não adianta nada essa vantagem. Hoje, ela não é decisiva ainda. Como a gente está falando, é uma vantagem, não é uma situação definitiva. Então, nós temos que trabalhar muito, muito bem contra uma equipe que nos trouxe muita dificuldade. A gente tem que fazer outro jogo de alto nível competitivo, em casa agora, para sair vencedor e poder comemorar mais um título. Jogo difícil, total respeito ao nosso adversário", disse.

Sem Gabriel Dias, suspenso, Guto Ferreira escalou Buiú na lateral direita. Revelado em Porangabuçu, o jogador teve atuação segura e foi elogiado até pelo presidente Robinson de Castro. O técnico também apontou a personalidade do camisa 27 em Pituaçu e reafirmou a confiança.

"Primeiro ponto: especialista na posição. Segundo ponto: jogador que teve retrospecto muito bom ano passado no Aspirantes, jogador de personalidade forte. Na partida que entrou, em cima de dificuldade, deu conta do recado tranquilamente. Sempre que foi exigido, fez muito bem o seu papel, e a gente sabia que ele tinha total condição de fazer um jogo de qualidade. E foi o que fez: marcou com muita qualidade, fez uma transição muito positiva e ainda acrescentou alguns detalhes no último terço do campo", avaliou.

Antes a grande decisão da Lampions League, o Ceará terá pela frente o Bolívar, da Bolívia, na quarta-feira, 5, no estádio Hernando Siles, em La Paz, pela terceira rodada da Copa Sul-Americana. Guto assegurou que o planejamento foi traçado para evitar maior desgaste dos atletas em meio às viagens e aos jogos importantes.

"O planejamento está feito. Tenho certeza que o torcedor do Ceará vai estar acompanhando junto com vocês (jornalistas) na quarta-feira, o carinho é muito grande dentro do planejamento feito, e nós vamos seguir o nosso planejamento da melhor maneira possível. Pode ter certeza que a equipe do Ceará vai ser competitiva na quarta e no sábado. Nós precisamos seguir firmes e fortes dentro dos nossos propósitos. É assim que a gente vai estar, é assim que a gente vai buscar jogo a jogo, independente de viagem, de todas as dificuldades e da qualidade dos nossos adversários", ponderou o comandante alvinegro.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ceará sporting club guto ferreira bahia x ceará copa do nordeste final copa sul-americana bolívar x ceará jael buiú

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar