PUBLICIDADE
Ceará Sporting Club
NOTÍCIA

Ceará pode atingir diante do Salgueiro a marca de 20 jogos invicto na Copa do Nordeste

Alvinegro pode chegar a 20 partidas sem perder na competição regional. Vovô já detém a maior sequência invicta da história do torneio

Lucas Mota
19:08 | 06/04/2021
Vina é o goleador do Ceará na sequência invicta da equipe na Copa do Nordeste (Foto: JÚLIO CAESAR)
Vina é o goleador do Ceará na sequência invicta da equipe na Copa do Nordeste (Foto: JÚLIO CAESAR)

Mais de um ano de invencibilidade na Copa do Nordeste. O Ceará pode atingir neste sábado, 10, diante do Salgueiro, no Castelão, a relevante marca de 20 jogos seguidos sem perder na competição regional. O clube do Porangabuçu tem a maior sequência invicta da história do torneio.

O Vovô alcançou o recorde de invencibilidade no Nordestão na quarta rodada da edição 2021, quando empatou em 0 a 0 com o Fortaleza, no primeiro Clássico-Rei da temporada, superando a marca do Náutico de 15 partidas. De lá pra cá, o Alvinegro só aumentou a própria sequência. A equipe ostenta dez vitórias e nove empates, com 32 gols marcados e 13 sofridos.

O 19º jogo invicto foi assegurado em grande estilo, no sábado passado, quando o Ceará goleou o Sport por 4 a 0 e quebrou o tabu de nunca ter vencido os pernambucanos na Ilha do Retiro. Classificado de forma antecipada para o mata-mata deste ano na competição regional, o time cearense chega para a oitava e última rodada motivado para garantir a liderança do grupo A.

A sequência do escrete do Porangabuçu teve início em 26 de janeiro de 2020, na estreia na Copa do Nordeste, na temporada passada. Naquela ocasião, o Ceará ficou no empate em 2 a 2 com o Frei Paulistano. Era o pontapé da campanha que resultaria no bi invicto do Nordestão e na consagração do time comandado por Guto Ferreira. Vina encerrou a participação no torneio como o craque e artilheiro com cinco gols.

Em 2020, o Alvinegro foi alvo de desconfiança da torcida após cinco empates seguidos até a quinta rodada do torneio. Neste período, o treinador Argel Fucks foi demitido e Enderson Moreira assumiu o cargo. O hoje técnico do Fortaleza conquistou os dois primeiros triunfos do Vovô na competição, com goleada de 4 a 0 sobre o River-PI e vitória apertada por 2 a 1 diante do Sport, quando logo em seguida houve a paralisação do futebol devido à pandemia da Covid-19.

Enderson deixou o cargo para assumir o Cruzeiro e o Ceará contratou de forma imediata Guto Ferreira. Para conclusão do Nordestão, a reta final do torneio foi realizada em sede única, em Salvador. Sob o comando de Gordiola, o Vovô engatou sequência de cinco vitórias seguidas e ficou com a Orelhuda. A equipe terminou a edição com 21 gols marcados, melhor ataque da Lampions, e dez sofridos.

LEIA MAIS:

Em 2021, o Ceará deu início a campanha sob altas expectativas com status de forte candidato ao título e investimentos milionários na montagem do elenco. Nos três primeiros jogos, Guto escalou times alternativos sem as principais peças e conquistou um triunfo e dois empates. A partir da quarta rodada, no Clássico-Rei, o técnico mandou a campo força máxima com Vina, Mendoza e companhia.

O time empatou com o Fortaleza e Botafogo-PB. Nestes dois duelos, Gordiola manteve praticamente a mesma escalação. O entrosamento e o desempenho esperados vieram nas últimas rodadas, quando o Alvinegro bateu o CSA e o Sport, assegurando a liderança do grupo A. A campanha em 2021 é de três vitórias e quatro empates, com 11 gols marcados e três sofridos.

A possibilidade de atingir a marca de 20 jogos invicto é expressiva e ressalta a força do Ceará no protagonismo do futebol nordestino. Conquistar mais uma Copa do Nordeste, que seria a terceira em sete anos, mantém o clube na busca de se tornar a principal equipe da região.

Sequência de invencibilidade do Ceará no Nordestão

Campanha de 2020

  1. Ceará 2x2 Frei Paulistano (fase de grupos)
  2. Fortaleza 1x1 Ceará (fase de grupos)
  3. ABC 0x0 Ceará (fase de grupos)
  4. Ceará 2x2 Bahia (fase de grupos)
  5. Ceará 2x2 Botafogo-PB (fase de grupos)
  6. River-PI 0x4 Ceará (fase de grupos)
  7. Ceará 2x1 Sport (fase de grupos)
  8. CRB 1x2 Ceará (fase de grupos)
  9. Ceará 1x0 Vitória (quartas de final)
  10. Fortaleza 0x1 Ceará (semifinal)
  11. Ceará 3x1 Bahia (1º jogo da final)
  12. Bahia 0x1 Ceará (2º jogo da final)

    Campanha de 2021

  13. ABC 1x1 Ceará (fase de grupos)
  14. Ceará 3x1 Vitória (fase de grupos)
  15. Altos 0x0 Ceará (fase de grupos)
  16. Ceará 0x0 Fortaleza (fase de grupos)
  17. Botafogo-PB 1x1 Ceará (fase de grupos)
  18. Ceará 2x0 CSA (fase de grupos)
  19. Sport 0x4 Ceará (fase de grupos)

Artilheiros da série invicta no Nordestão

  • Vina - 5 gols
  • Klaus - 3 gols
  • Rafael Sobis - 3 gols
  • Saulo Mineiro - 3 gols
  • Cléber - 3 gols
  • Mendoza - 2 gol
  • Baxola - 2 gols
  • Mateus Gonçalves - 2 gols
  • Ricardinho - 1 gol
  • Fernando Sobral - 1 gol
  • Jacaré - 1 gol
  • Jael - 1 gol
  • Vizeu - 1 gol
  • Samuel Xavier - 1 gol
  • Pedro Naressi - 1 gol
  • Gabriel Dias - 1 gol
  • Bergson - 1 gol