Participamos do

Exclusiva com Fernando Sobral: coletividade e concentração para segunda partida do Ceará na final

Autor do primeiro gol do Ceará na vitória por 3 a 1 contra o Bahia, na final da Copa do Nordeste, atleta concedeu entrevista exclusiva ao repórter Lucas Mota, que está em Salvador.
22:00 | Ago. 02, 2020
Autor Domitila Andrade
Foto do autor
Domitila Andrade Repórter Esportes
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Importante peça na recomposição do Ceará e também na criação de jogadas, Fernando Sobral fez o gol que empatou a partida entre Ceará e Bahia, no primeiro duelo da final da Copa do Nordeste. O tento, com a marca do autor, de quem acredita até o fim nas jogadas, coroou a boa fase que o atleta vive. Em entrevista exclusiva ao repórter Lucas Mota, que está em Salvador, Sobral foca no coletivo e acredita que o gol veio em um "momento crucial" da partida.

Leia também | Autor do primeiro gol do Ceará na virada sobre o Bahia, Fernando Sobral exalta "coletivo forte"

"Talvez, se não tivesse saído o gol, eles poderiam crescer mais no jogo, pegar mais confiança. Mas foi num momento crucial e, logo em seguida ao gol deles, a gente pode empatar o jogo. Eu acreditei até o fim ali. Eu vi que foi uma bola mal recuada, ficou curta entre o zagueiro e goleiro, e eu fui feliz em perceber isso e acompanhar até o fim. Graças a Deus a bola acabou sobrando ali, e eu aproveitei da melhor forma", descreve.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O jogador credita o gol à confiança que o técnico Guto Ferreira tem depositado nele e também à dedicação que imprime nos treinamentos e nos jogos. "Tudo isso é resultado do trabalho da minha dedicação, nunca baixei a cabeça, nunca fui de dar 'migué' nos treinamentos. E ontem eu pude ser recompensado com esse gol, ajudando minha equipe que foi o mais importante", disse.

Leia também | "Uma vitória importante, mas não decide nada", avisa Guto Ferreira após primeiro jogo contra o Bahia

Parte do elenco do Ceará desde 2019, Sobral tem se firmado no time e contabilizado mais minutos nas partidas, principalmente, desde o comando de Enderson Moreira este ano. "Assim que ele chegou, o primeiro jogo dele, ele teve a oportunidade de me colocar como titular, lá em Belém. Então, eu agradeço também ao professor Enderson (Moreira) que me deu uma sequência boa pra que eu mostrasse o meu bom futebol, que eu tenho mostrado esse ano", relembra.

Contudo, é sob o comando de Guto Ferreira, que Sobral tem ganhado destaque pelas atuações. "Agora com o Guto, tem sido proveitoso, ele tá sabendo tirar o melhor do que eu posso dar ao grupo. E, graças a Deus, eu posso estar atentendendo as expectativas, sempre em prol do coletivo. Nunca meu individual vai vir antes do coletivo. O pensamento do grupo tem sido esse: o coletivo vem em priemiro lugar. E acho que este é o caminho para que a gente conquiste os nosso objetivos na temporada", contou.

Leia mais trechos da entrevista com Fernando Sobral

Segundo jogo da final

Estou feliz pela partida do Ceará, nosso coletivo muito forte. É manter a cabeça no lugar, os pés no chão para que a gente possa fazer um segundo jogo melhor ainda, mais concentrado. E conseguir levar a nossa taça para Capital.

Todos estavam felizes, mas todo mundo concentrado, focado sabendo que não tem nada ganho ainda. Sabemos, sim, que foi uma grande vantagem, mas a equipe do Bahia merece total respeito, merece ser respeitada, porque é uma grande equipe, não chegou na final à toa. E a gente é ciente de que a gente vai ter de entrar muito mais concentrado para que a gente não possa ser surpreendido.

O mais importante é o nosso mental, o nosso foco, a nossa responsabilidade, que vai ser imensa, diante desse segundo jogo. Fisicamente e tecnicamente não tem nem muito o que se treinar, porque só temos amanhã (segunda-feira). Então, é mais o psicológico mesmo, ter a cabeça boa, equilibrada, ter a sabedoria de subir na hora certa, e quando subir ser mais preciso, finalizar em jogadas para que não dê brechas pro contra-ataque.

Experiência contra o Bahia

Em 2017, eu tive oportunidade de jogar o Campeonato Baiano, isso ajuda muito, porque eu já tinha jogado no Pituaçu, e no Barradão. E isso foi um complemento a mais pra mim. Em 2018, contribui muito, porque eu senti o que é jogar a final de uma Copa do Nordeste (no Sampaio Correia, contra o Bahia), uma competição tão importante. Acho que isso acrescentou um pouco mais para que eu tivesse calma, a cabeça no lugar, tranquilidade para que eu desempenhasse o meu melhor e pudesse ajudar a equipe, que teve uma grande atuação coletiva, que foi o principal fator que fez com que a gente ganhasse bem o jogo de ontem (sábado).

Correria e esforço em campo

Os meninos têm brincado, perguntando se eu eu tinha um dublê, cada um joga um tempo (risos). Mas é agradecer a Deus, ultimamente tenho entregado minha vida a Deus, e tenho pedido muito força a Ele. E, como todos podem ver, essa força inexplicável é só de Deus mesmo, que tem me abastecido com essa força. E tenho me cuidado, e agradecer a toda parte da fisiologia do Ceará, com a Camila, que é a nutricionista, e todos tem um cuidado especial com os atletas. É agradecer a eles também, se não fosse eles ia ser difícil, porque são muitos jogos em seguida, em sequência. (Foi preciso) Abdicar de algumas coisas, no futebol é preciso abrir mão de algumas coisas para que você possa desempenhar o seu melhor e, graças a Deus, tenho conseguido isso. Espero continuar nessa evolução e correndo os 100 minutos sem limite, para que o Ceará esteja sempre brigando por títulos.

Origem do nome Sobral

É uma satisfação enorme carregar Sobral no meu nome, porque é uma cidade que me acolheu muito bem, em que tive oportunidade de me profissionalizar no Guarany de Sobral. A situação foi que quando eu subi pro Guarany tinham três Fernandos no time. E como eu era da cidade, pra diferenciar, pra não ficar aquela confusão, decidiram colocar Fernando Sobral, e, desde então, eu me agarrei a esse nome e, graças a Deus, tenho representado bem, tenho correspondido a responsabilidade que tem em cima de mim, carregando o nome da minha cidade, que eu me considero sobralense, apesar de ter nascido no Rio.

Recado para torcida

Acreditem em nós, continuem confiando, porque nós vamos representar muito bem a camisa do Ceará, como a gente vem fazendo, vamos dar nossa vida como tem sido. Acho que eles têm visto isso e sentido orgulho de quem tá jogando hoje e representando o Ceará. Passem energias positivas. Que a gente possa levar esse troféu para eles, porque eles estão precisando, a gente também, para que a gente possa fazer uma grande Série A, fazer um ano muito produtivo pro nosso Vozão.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar