Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Guto celebra triunfo em Clássico-Rei e exalta sequência invicta na Série A

Comandante alvinegro explica formação inicial diante do Fortaleza, destaca importância da vitória e ressalta décimo jogo consecutivo de invencibilidade no Brasileirão
00:50 | Ago. 02, 2021
Autor - Afonso Ribeiro
Foto do autor
- Afonso Ribeiro Repórter de Esportes
Tipo Noticia

Em entrevista coletiva após a vitória por 3 a 1 sobre o Fortaleza, de virada, no último domingo, 1º, na Arena Castelão, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico do Ceará, Guto Ferreira, explicou a formação inicial da equipe, comemorou o resultado positivo e enalteceu a sequência de dez jogos de invencibilidade na competição.

"Foi um jogo extremamente disputado, em que as duas equipes tiveram muito espírito de luta, e o Ceará foi mais preciso nas jogadas que criou, conseguiu fazer três gols e venceu", resumiu o comandante.

Em cinco confrontos diante do Tricolor em 2021, o Alvinegro ainda não tinha vencido - eram três empates e duas derrotas até então. O treinador celebrou o primeiro triunfo - inclusive no duelo pessoal com o argentino Juan Pablo Vojvoda - e destacou a importância dos três pontos somados para a campanha no Brasileirão.

"Esse ano foi a primeira (vitória). Para mim, pessoalmente, foi mais um jogo de três pontos, importante, um clássico. Mantivemos a sétima colocação, chegamos a 22 pontos e, o principal, a décima partida sem derrota, fazendo, mais uma vez, o dever de casa como mandante. Clássico todo mundo quer ganhar, e eu também quero ganhar os clássicos, mas o efeito final é para o torcedor. Para mim, foi mais um jogo. Um jogo importante, sim, porque foi a décima partida invicto", ponderou.

Guto Ferreira também falou sobre a escalação do Vovô para o duelo. Com a intenção de fortalecer o sistema defensivo, Fernando Sobral atuou na lateral direita, com William Oliveira como volante, Kelvyn no meio-campo e Vina na referência do ataque. As mudanças no segundo tempo retomaram o esquema tradicional e contribuíram para a vitória.

"O jogo do Fortaleza é muito forte pelas alas, além do meio, e nós dobramos lateral e meio-campo dos dois lados, com jogadores de força e com chegada à frente. No início do jogo, o rival marcou muito forte, nós tivemos dificuldade de propor o jogo de frente, mas essa situação não prosseguiu. O rival foi cansando, abrindo os espaços. No início, eles conseguiram o gol, foi em uma bola parada, a maioria das finalizações deles foram de fora da área, a nossa defesa esteve bem postada, ou situação que não foram claríssimas de gol, com exceção da bola parada que eles conseguiram o gol. Mas nós conseguimos, mesmo não tendo feito um bom primeiro tempo, o empate, já tínhamos conseguido algumas jogadas. No segundo tempo, fizemos uma mudança, voltamos ao nosso sistema mais usual. O Cléber entrou muito bem no jogo, e nós conseguimos ser mais agressivos a partir das mudanças também e conseguimos fazer os gols que nos deram a vitória", avaliou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Guto Ferreira quebra jejum e vence Vojvoda pela primeira vez em 2021

DUELO TÁTICO
2021-08-02 00:37:01
Autor Mateus Moura
Foto do autor
Mateus Moura Autor
Ver perfil do autor
Tipo Noticia

Além de vencer o Clássico-Rei por 3 a 1 e engatar uma sequência invicta de 10 jogos na Série A do Campeonato Brasileiro, Guto Ferreira encerrou um incômodo jejum neste ano. Nos quatro primeiros encontros entre o treinador alvinegro e o argentino Juan Pablo Vojvoda, o comandante do Vovô não havia vencido nenhum duelo, com duas derrotas e dois empates.

No duelo tático entre os treinadores, Guto tentou surpreender na escalação inicial, promovendo o volante Willian Oliveira e o polivalente Kelvyn à equipe titular. O comandante do Vovô também modificou a posição de alguns jogadores. Fernando Sobral, volante de origem, iniciou a partida como lateral-direito, enquanto o meia-campista Vina atuou de forma centralizada, como um falso nove.

Vojvoda, por sua vez, utilizou a mesma estratégia que o fez ter sucesso nos clássicos anteriores. Distribuído em um 3-5-2, com Tinga formando a linha de zaga ao lado de Titi e Benevenuto, o Leão fez um primeiro tempo intenso, com muitas finalizações e domínio da partida. Apesar de sair na frente do placar, logo no início do jogo, a equipe comandada pelo argentino não conseguiu manter o ritmo.

Kelvyn, aposta de Guto, foi o autor do gol de empate do Ceará, no fim do primeiro tempo, igualando a partida em 1 a 1. Na etapa final, o treinador alvinegro fez duas trocas que mudaram o rumo da partida: Cléber e Rick, responsáveis pelos gols da virada. O resultado colocou fim a invencibilidade de 19 jogos do Fortaleza jogando na Arena Castelão.

Treinador mais longevo do Brasileirão, Guto completou 92 jogos à frente do Vovô. São 40 vitórias, 28 empates e 24 derrotas, com 53,6% de aproveitamento. Foram 132 gols marcados e 92 gols sofridos. Durante este período, em clássicos disputados na Série A, o comandante alvinegro venceu todos, dois em 2020 e um neste ano.

SÉRIE A: Gols de Ceará 3 x 1 Fortaleza

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

"Resultado não diz o que foi o jogo", avalia Matheus Jussa após derrota do Fortaleza no Clássico-Rei

SÉRIE A 2021
2021-08-01 23:53:53
Autor Iara Costa
Foto do autor
Iara Costa Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

No primeiro Clássico-Rei da Série A do Brasileirão 2021, o Fortaleza saiu derrotado em 3 a 1 pelo Ceará. Em entrevista na saída do campo, o volante Matheus Jussa analisou o desempenho do Leão em campo, frisando que o time teve mais chance de gol que o Ceará. 

"O ritmo foi o mesmo (de sempre). A gente teve, desde o início, mais posse de bola, mais chance de gol. A chance maior criada foi nossa. Faltou caprichar na última finalização. Fomos superiores, mas o resultado não diz o que foi o jogo", destacou o jogador do Tricolor do Pici, que acrescentou ainda que o time comandado por Vojvoda vem numa crescente e que a derrota deste domingo, 1°, ocorreu por um descuido no intervalo de tempo em que o Vovô marcou os gols da virada. 

"Acho que a gente vem numa crescente. Foi um descuido de 10, 5 minutos, que caiu um pouco o rendimento, mas o time vem numa crescente e acho que é nesse ritmo que a gente tem que levar o resto do Brasileiro", falou. 

O Tricolor do Pici volta a entrar em campo nesta quarta-feira, 4, pela Copa do Brasil. Às 16h30min, a equipe enfrenta o CRB fora de casa.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Com vitória em Clássico-Rei, Ceará chega a dez jogos de invencibilidade na Série A

INVICTO
2021-08-01 23:37:00
Autor Mateus Moura
Foto do autor
Mateus Moura Autor
Ver perfil do autor
Tipo Noticia

O Vovô venceu o Clássico-Rei por 3 a 1 e chegou aos 10 jogos de invencibilidade na Série A do Campeonato Brasileiro, com quatro vitórias e seis empates. Além de melhorar seu próprio recorde na era dos pontos corridos, quando ficou oito partidas sem sofrer derrotas na campanha de 2010, o Alvinegro superou os nove jogos sem revés do Bahia, durante o Brasileirão de 2019, tornando-se o segundo clube nordestino com maior sequência invicta da competição.

Desde a quarta rodada, quando foi superado por 2 a 1 pelo Bahia, na Arena Castelão, o Ceará não sabe o que é perder. Neste período, a equipe comandada por Guto Ferreira conquistou 18 dos 30 pontos disputados, chegando aos 60% de aproveitamento e se consolidando entre os sete melhores colocados do Campeonato Brasileiro.

A sequência supera, com folgas, o recorde pessoal do treinador pelo clube. Em 2020, Guto passou seis jogos seguidos sem derrota, da 14ª até a 20ª rodada, com duas vitórias e quatro empates. Técnico mais longevo da Série A, Guto completou 92 jogos à frente do Vovô. São 92 jogos, 40 vitórias, 28 empates e 24 derrotas, com 53,6% de aproveitamento. Foram 132 gols marcados e 92 gols sofridos.

Caso consiga uma vitória ou um empate diante do Atlético Goianiense, no próximo domingo, 8, às 18h15min, na Arena Castelão, o Alvinegro pode alcançar o Sport, dono da maior sequência invicta de um nordestino na competição. Em 2015, o Leão da Ilha ficou 11 partidas sem perder, com seis vitórias e cinco empates.

SÉRIE A: Gols de Ceará 3 x 1 Fortaleza

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Com revés em Clássico-Rei, Fortaleza perde invencibilidade de 19 jogos no Castelão

Dentro de casa
2021-08-01 23:18:00
Autor Afonso Ribeiro
Foto do autor
Afonso Ribeiro Autor
Ver perfil do autor
Tipo Noticia

Além de interromper a sequência de vitórias no Campeonato Brasileiro, a derrota por 3 a 1 para o Ceará, de virada, neste domingo, 1º, pela 14ª rodada da Série A, representou o fim de outra marca para o Fortaleza: o fim da invencibilidade de 19 jogos na Arena Castelão na atual temporada, seja como mandante ou visitante.

Até então, o único revés do Tricolor no Gigante da Boa Vista havia sido para o Santa Cruz-PE, por 1 a 0, no dia 23 de março, pela Copa do Nordeste. Depois, foram 15 vitórias e quatro empates entre Campeonato Cearense, Copa do Brasil, Nordestão e Campeonato Brasileiro.

O retrospecto positivo chegou ao fim com o resultado negativo no primeiro Clássico-Rei na atual edição da elite nacional. Apesar disso, o Leão segue na terceira posição, com 27 pontos.

A equipe do Pici volta a campo diante do CRB-AL, na próxima quarta-feira, 4, às 16h30min, no estádio Rei Pelé, em Maceió, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Com o triunfo por 2 a 1 no duelo de ida, um empate no confronto de volta é suficiente para avançar à próxima fase.

Sequência invicta do Fortaleza no Castelão:

Fortaleza 2x1 Bahia - Copa do Nordeste
Fortaleza 1x0 Ypiranga-RS - Copa do Brasil
Fortaleza 2x1 CSA-AL - Copa do Nordeste
Fortaleza 0x0 Bahia - Copa do Nordeste
Fortaleza 4x1 Caucaia - Campeonato Cearense
Ceará 0x2 Fortaleza - Campeonato Cearense
Fortaleza 6x0 Icasa - Campeonato Cearense
Fortaleza 6x0 Atlético-CE - Campeonato Cearense
Fortaleza 0x0 Ceará - Campeonato Cearense
Fortaleza 1x1 Ceará - Copa do Brasil
Fortaleza 5x1 Internacional-RS - Série A
Ceará 0x3 Fortaleza - Copa do Brasil
Fortaleza 1x0 Sport-PE - Série A
Fortaleza 1x1 Fluminense-RJ - Série A
Fortaleza 3x2 Chapecoense-SC - Série A
Fortaleza 4x0 América-MG - Série A
Fortaleza 1x0 Corinthians-SP - Série A
Fortaleza 1x0 RB Bragantino-SP - Série A
Fortaleza 2x1 CRB-AL - Copa do Brasil

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Após vitória no Clássico-Rei, Rick diz que meta do Ceará é vaga na Libertadores

CLÁSSICO-REI
2021-08-01 23:02:00
Autor Iara Costa
Foto do autor
Iara Costa Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

No fechamento da 14ª rodada do Brasileirão, o Ceará venceu o Fortaleza por 3 a 1 e, com a vitória no Clássico-Rei, e se mantém na sétima posição na tabela do certame. Com 22 pontos, o Alvinegro possui apenas um ponto a menos que o Athletico-PR, último time na zona classificatória para a Copa Libertadores. Na saída do campo, o atacante Rick Jhonatan, autor de um dos gols do Vovô, frisou que o time tem almejado o torneio continental nesta edição da Série A.

"A gente ta sonhando alto, em se classificar para a Libertadores e almejando sempre coisas grandes pela frente", falou o jogador, que dedicou o tento marcado à mãe. "É aniversário da minha mãe. Mãe, beijão, esse gol foi para você. Hoje foi um dia muito importante. Além de ser aniversário da minha mãe, dia de Clássico, entramos focados e determinados e, graças a Deus, papai do céu abençoou e eu pude fazer um gol nessa noite especial", pontuou. 

 Na declaração, Rick também agradeceu ao técnico Guto Ferreira pela oportunidade. O atacante entrou em campo aos 25 minutos da segunda etapa na vaga de Mendoza e balançou as redes aos 41. 

"Todos sabem da minha trajetória. Subi (para o profissional) em 2019, joguei muitas partidas, mas não consegui engrenar. Com a chegada do Guto, ele ta apostando muito em mim, e eu vinha treinando bastante no dia a dia, bem focado, bastante determinado, e hoje estou colhendo o que plantei. Muito feliz também pela vitória de hoje. Agradecer o Guto e a comissão", disse.

O Alvinegro de Porangabuçu volta a campo no próximo domingo, 8, às 18h15min, quando recebe o Atlético-GO no Castelão. A partida é válida pela 15ª rodada do Brasileirão.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags