Mundial de Clubes 2025: veja tudo sobre a copa do mundo dos times
A Fifa organizará em 2025 a primeira Copa do Mundo de Clubes com 32 equipes, formato semelhante ao da Copa de Seleções, nos EUA, entre junho e julhoA partir de 2025, a Fifa organizará um novo Mundial de Clubes, agora rebatizado como Copa do Mundo de Clubes. Nesta quinta-feira, dia 5, ocorrerá o sorteio da fase de grupos. Flamengo, Fluminense e Palmeiras serão cabeças de chave, compondo o pote 1, enquanto o Botafogo ficará no pote 3.
Fifa divulga regras para o sorteio dos grupos do Mundial de Clubes; SAIBA MAIS
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ao todo, serão 32 equipes, no formato semelhante ao da Copa do Mundo, com oito grupos, cada um contendo quatro clubes. Os dois melhores colocados de cada grupo se classificarão para as oitavas de final, avançando sucessivamente até a final, seguindo o modelo padrão de torneios eliminatórios.
O torneio, que antes era disputado anualmente em dezembro, será realizado entre 15 de junho e 13 de julho em 11 cidades dos Estados Unidos. A partir de agora, a Copa do Mundo de Clubes será realizada a cada quatro anos, assim como a Copa do Mundo de seleções nacionais, que ocorrerá em 2026 nos Estados Unidos, México e Canadá.
Mundial de Clubes 2025: a “Copa do Mundo” dos clubes
A Fifa e seus presidentes há muito tempo desejavam criar um torneio de alto nível para o futebol de clubes.
A Copa do Mundo de Clubes de 2025 é o projeto mais ambicioso da entidade, propondo um torneio de um mês de duração, realizado no período historicamente reservado para a Copa do Mundo masculina, que atrai a maior audiência esportiva global, entre meados de junho e meados de julho.
A nova competição adota o formato tradicional de 32 equipes utilizado na Copa do Mundo de 1998 a 2022: oito grupos no sistema “todos contra todos”, com quatro equipes em cada grupo. Os dois primeiros de cada chave avançarão para as oitavas de final, inaugurando a fase eliminatória.
Ao estabelecer um total de 32 clubes, a Fifa buscou equilibrar a presença das equipes mais fortes e atraentes com a oportunidade de incluir times de todas as partes do mundo, promovendo o desenvolvimento global do esporte.
A distribuição das vagas foi definida da seguinte forma: a Europa ficou com 12, a América do Sul com 6, enquanto África, Ásia e América do Norte receberam 4 cada. Uma equipe da Oceania também se classificou, junto com uma vaga destinada ao país anfitrião, que mudará a cada edição.
Mundial de Clubes 2025: potes para a fase de grupos
O pote 1 é composto exclusivamente por equipes da Uefa e da Conmebol com destaque para Real Madrid e Manchester City, considerados os times mais fortes do torneio.
Apesar de estarem em má fase atualmente, ambos têm potencial para encerrar a temporada em alta, chegando bem preparados para competir pela Copa do Mundo de Clubes em 2025.
Além disso, três das quatro equipes brasileiras participantes também estarão no pote 1: Flamengo, Palmeiras e Fluminense.
Pote 1
- Bayern de Munique (ALE)
- Flamengo (BRA)
- Fluminense (BRA)
- Manchester City (ING)
- Palmeiras (BRA)
- Paris Saint-Germain (FRA)
- Real Madrid (ESP)
- River Plate (ARG)
O pote 2 é formado exclusivamente por equipes europeias, incluindo times como Chelsea, Borussia Dortmund (finalista da Liga dos Campeões na temporada passada) e Inter de Milão, campeã da Série A 2023/24.
Chelsea e a Inter de Milão são os dois clubes mais fortes do pote 2, e as equipes do pote 1 certamente buscarão evitá-los na fase de grupos.
Pote 2
- Atlético de Madrid (ESP)
- Benfica (POR)
- Borussia Dortmund (ALE)
- Chelsea (ING)
- Inter de Milão (ITA)
- Juventus (ITA)
- Porto (POR)
- RB Salzburg (AUT)
O pote 3 reúne times de diferentes confederações. O Botafogo, atual campeão da Copa Libertadores, compõe o grupo ao lado do tradicional Boca Juniors, da Argentina, e do Al Ahly, do Egito, 12 vezes vencedor da Liga dos Campeões da África.
Artur Jorge pede tranquilidade em relação ao Mundial de Clubes; CONFIRA
Entre as equipes do pote 3, o Al Hilal, campeão saudita, pode ser o adversário mais temido, dada a qualidade de seus jogadores. Comandado pelo técnico português Jorge Jesus, o time conta com nomes como João Cancelo, Kalidou Koulibaly, Rúben Neves, Sergej Milinkovi-Savi, Aleksandar Mitrovi e Neymar.
Pote 3
- Al-Ahly (EGI)
- Al-Hilal (SAU)
- Boca Juniors (ARG)
- Botafogo (BRA)
- León (MEX)
- Monterrey (MEX)
- Ulsan (COR)
- Wydad Casablanca (MAR)
Por fim, o pote 4 inclui os clubes de menor expressão no torneio. Ainda assim, o Inter Miami, com Lionel Messi, Sergio Busquets e Luis Suárez, pode ser uma grande ameaça às equipes favoritas.
Atualmente liderando a Conferência Leste da MLS, o time comandado por Javier Mascherano busca conquistar seu primeiro título da liga desde sua fundação, em 2018.
Pote 4
- Al Ain (EAU)
- Auckland City (NZL)
- Espérance de Tunis (TUN)
- Inter Miami (EUA)
- Mamelodi Sundowns (AFS)
- Pachuca (MEX)
- Seattle Sounders (EUA)
- Urawa Red Diamonds (JAP)
Clubes mexicanos vivem impasse para o Mundial de Clubes 2025; ENTENDA
Local do Mundial de Clubes 2025: onde acontecerá?
Um total de 12 locais sediará as 63 partidas do torneio nos Estados Unidos. O Hard Rock Stadium, em Miami, será o palco do jogo de abertura, enquanto o MetLife Stadium, em Nova Jersey/Nova York, receberá a final.
Confira os estádios e cidades que abrigarão os jogos:
- Estádio Mercedes Benz - Atlanta, Geórgia
- Estádio TQL - Cincinnati, Ohio
- Estádio Bank of America - Charlotte, Carolina do Norte
- Estádio Rose Bowl - Pasadena, Califórnia
- Estádio Hard Rock - Miami, Flórida
- Geodis Park - Nashville, Tennessee
- Estádio MetLife - East Rutherford, Nova Jersey
- Estádio Camping World - Orlando, Flórida
- Estádio Inter&Co - Orlando, Flórida
- Lincoln Financial Field - Filadélfia, Pensilvânia
- Lumen Field - Seattle, Washington
- Audi Field - Washington, DC