Presidente da FCF detalha protocolo para público nos estádios e está confiante na liberação do Governo

Em entrevista exclusiva ao programa Esportes do Povo, Mauro Carmélio detalhou como deve funcionar a filtragem dos torcedores e numa escala de zero a dez, escolheu sete como possibilidade de ter uma resposta positiva do Governo do Estado à solicitação da volta do público aos estádios

Federação Cearense de Futebol (FCF), Ceará e Fortaleza vivem a expectativa de uma resposta do Governo do Estado ao pedido de retorno do público aos estádios de futebol. Durante esta semana, as três instituições concluíram e entregaram ao poder público um protocolo de segurança, baseado em exemplos da Fifa e Conmebol e sob orientações da CBF.

Em entrevista ao programa Esportes do Povo, da rádio O POVO CBN, nesta sexta-feira, 6, o presidente da FCF, Mauro Carmélio, comentou sobre o assunto. O dirigente disse que a movimentação nesse sentido foi um pedido da própria CBF e afirmou que em uma escala de zero a dez, coloca como sete a expectativa de ter a solicitação atendida pelo Governo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"A CBF nos mandou a missão de que na próxima fase da Copa do Brasil, se o Fortaleza passasse pelo CRB, nós teríamos torcedores. De imediato, fizemos reuniões com Fortaleza e Ceará; fizemos viagens para Brasília (para acompanhar Flamengo x Defensa Y Justicia, que teve público) e estamos acelerados. O protocolo e diretrizes já estão na mão do Governo, através da Seplag (Secretaria do Planejamento e Gestão) e dentro dessa situação já há o interesse de botar em pauta no “comitê do covid” do Governo para ser analisado. Nós requeremos, dentro do diapasão de Ceará e Fortaleza, 40% da capacidade, com o torcedor comparecendo ao estádio com toda segurança, toda cautela", disse.

O percentual solicitado, porém, é um limite máximo. Carmélio diz que, a depender da análise do Governo, pode-se trabalhar com uma porcentagem menor. Além disso, a liberação de 40% da capacidade é uma solicitação específica para o Castelão, que, segundo o dirigente, é a única praça esportiva a oferecer condições para isso.

“O Castelão é setorizado, tem facilidade da gente fazer (dividir) setores, há condição de separar o torcedor, de ter a distância determinada pela legislação. O valor de 40% é o número máximo que a gente pode fazer dentro da segurança”, garante.

Como o Esportes O POVO já havia informado, o protocolo prevê acesso aos estádios apenas para torcedores que tenham tomado as duas doses da vacina contra a Covid-19 (ou a dose única da Janssen) ou àqueles que fizeram teste RT-PCR 48 horas antes. A verificação ficará por conta dos clubes, mas o presidente da FCF revelou qual a ideia para execução.

"Os meninos (funcionários da FCF e dos clubes) estiveram lá em Brasília, no jogo do Flamengo e verificaram o trabalho que foi realizado. Tinham contêineres que ficavam fora do estádio e controle de barreiras. Somente quem estava vacinado fazia o cadastramento, porque é tudo online. Sendo que no jogo do Flamengo houve um erro. O torcedor foi receber o ingresso ou a credencial para ir ao estádio no momento do jogo e isso criou um tumulto. Nós estamos pensando em entregar 24h ou 48 horas antes do jogo e deverá ter barreiras da Polícia Militar para permitir somente a quem está com o ingresso ou credencial chegar perto do Castelão no dia da partida", disse.

Carmélio explicou ainda que em caso de retorno do público ainda este mês, deverá acontecer somente para Copa do Brasil e Série A do Brasileiro. A CBF não discute ainda a situação para as demais séries. “Temos uma esperança muito grande. Estamos torcendo que dê certo dentro dessa estrutura”, disse o dirigente.

A Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) informa que a decisão de liberação de público nos jogos da Arena Castelão ou de qualquer outra praça esportiva do Ceará é definida em conjunto com a Secretaria da Saúde e o Comitê Estadual de Combate à Pandemia. Ressalta ainda que a Secretaria do Esporte e Juventude sequer foi representada em qualquer reunião sobre possível retorno de público aos estádios.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Protocolo volta público estádios Mauro Carmélio FCF FCF protocolo volta público Mauro Carmélio protocolo público Entrevista Mauro Carmélio FCF Governo do Estado Governo analisa protocolo FCF

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar