Devido às datas da Conmebol e da Copa do Brasil, Série A não terá rodada no meio de semana até outubro

Clubes que disputam a elite e não estão em outras competições, como o Ceará, terão jogos mais espaçados por 13 rodadas. Já quem ainda disputa outra competição, como o Fortaleza, dependerá do desempenho no torneio que ainda joga

Após oito rodadas consecutivas com jogos no meio e fim de semana, a Série A enfim viverá um momento de jogos mais espaçados. Daqui até outubro não haverá partidas (regulares) da divisão principal do Campeonato Brasileiro em meios de semana, o que poderá promover às equipes que disputam a competição mais dias para recuperação de atletas e de trabalho.

Só vai curtir esse calendário mais folgado, no entanto, os times da elite que estiverem fora da Copa do Brasil, Copa Libertadores da América e Copa Sul-Americana. Essas três competições é que vão ocupar as datas disponíveis nos meios de semana até o dia 6 de outubro, uma quarta-feira, dia em que está prevista a realização da 24ª rodada da Série A.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O estudo das tabelas das competições envolvidas foi feito pelo comentarista da rádio O POVO CBN, Thiago Minhoca. Desta terça-feira, 13, até quinta, 15, vão iniciar os jogos da fase oitavas de final na Libertadores e Sul-Americana. Dentro de uma semana, serão as partidas de volta. Já entre os dias 27 e 29 de julho e no intervalo de 3 a 5 de agosto, acontecerão as partidas de mesma fase da Copa do Brasil.

Nas datas dos quatro meios de semana consecutivos, a situação se repete, com duelos de quartas de final das competições da Conmebol primeiro e depois os jogos da Copa do Brasil. Na fase semifinal, porém, haverá inversão. Para 8 e 15 de setembro estão programadas as duas partidas do torneio nacional e nas datas de 22 e 29 do mesmo mês serão realizados os dois jogos que definem os finalistas das duas competições internacionais.

Já no mês seguinte, outubro, a Série A voltará a ter jogos nas quartas e quintas-feiras. Serão, portanto, treze rodadas consecutivas do Campeonato Brasileiro com jogos apenas nos fins de semana.

Dos clubes cearenses, somente o Ceará tem certeza que terá esse calendário mais espaçado durante todo o período, já que o Alvinegro disputa apenas a Série A até o fim da temporada. O Fortaleza, por sua vez, segue vivo na Copa do Brasil e terá pelo menos dois meios de semana preenchidos no intervalo entre as rodadas 11 e 24. O Tricolor poderá ter até mais quatro (em um total de seis) partidas a mais que o maior rival neste recorte se chegar até a semifinal do torneio nacional.

Na mesma situação que o Leão estão o RedBull Bragantino, que disputa a Sul-Americana; Internacional e Palmeiras, que seguem na Libertadores; além de Vasco, Criciúma, Vitória, CRB, ABC, Atlético-GO, Bahia e Juazeirense, que jogam a Copa do Brasil.

Já os casos de Grêmio, Athlético-PR, Santos, Flamengo, Fluminense, Atlético-MG e São Paulo, são ainda mais agravantes, já que todos disputam a Copa do Brasil e um torneio continental e se forem avançando podem seguir com o calendário completamente cheio (e o bolso também).

Gramado do Castelão

Com esse espaçamento na Série A do Brasileiro, o Castelão terá sua carga de jogos diminuída até outubro. Mesmo com o Fortaleza ainda vivo na Copa do Brasil e com chances de avançar, o máximo de partidas no meio de semana que a praça esportiva poderia receber seriam três.

Caso o Ceará consiga a liberação da CBF para mandar jogos do Campeonato Brasileiro no estádio Carlos de Alencar Pinto, o gramado pode ganhar um descanso ainda maior, oferecendo mais tempo à administração do estádio para trabalhar na recuperação do campo.

Na segunda-feira, 12, a Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) já determinou que as partidas no Castelão terão que obedecer o intervalo mínimo de 48 horas, já pensando na preservação do gramado, que vem sofrendo muitas críticas recentemente.

Datas-Base dos meios de semana até outubro de 2021:

14/7 ida das oitavas de final das competições Conmebol
21/07 volta das oitavas de final das competições Conmebol
28/07 ida das oitavas de final da Copa do Brasil
4/8 volta das oitavas de final da Copa do Brasil
11/08 ida das quartas de final das competições Conmebol
18/08 volta das quartas de final das competições Conmebol
25/08 ida das quartas de final da Copa do Brasil
01/09 volta das quartas de final da Copa do Brasil
08/09 ida das semifinais da Copa do Brasil
15/09 volta das semifinais da Copa do Brasil
22/09 ida das semifinais das competições da Conmebol
29/09 volta das semifinais das competições da Conmebol

Rodadas da Série A sem jogos no meio de semana: 13 (da 11ª a 24ª)

Clubes brasileiros que ainda disputam a Copa Sul-Americana: Grêmio, Athletico-PR, RB Bragantino, Santos
Clubes brasileiros que ainda disputam a Copa Libertadores: Flamengo, Internacional, Fluminense, Atlético-MG, São Paulo, Palmeiras
Clubes que ainda disputam a Copa do Brasil: Vasco, São Paulo, Criciúma, Fluminense, Vitória, Grêmio, Fortaleza, CRB, Flamengo, ABC, Athletico-PR, Atlético-GO, Atlético-MG, Bahia Santos, Juazeirense
Clubes que disputam a Copa do Brasil e um torneio internacional: São Paulo, Fluminense, Grêmio, Flamengo, Athletico-PR, Atlético-MG, Santos

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Tabela Série A 2021 Série A jogos espaçados Folga jogos Série A Calendário futebol Série A Datas Conmebol Datas Copa do Brasil

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar