Eleições 2022: Camilo teve para o senado quase a mesma votação que Ciro teve para o Brasil

Camilo Santana (PT) foi eleito senador no Ceará, com 69,67% dos votos e com 98,78% das urnas apuradas

O ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT), eleito senador pelo Estado, tem quase o mesmo total de votos do que Ciro Gomes (PDT) teve para o Brasil.

Com 99,67% das urnas apuradas no País, foram contabilizados 3.367.530 votos para Camilo e 368.606 para Ciro, mas acontece que este concorreu para presidente.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Camilo Santana foi eleito senador no Ceará, com 69,67% dos votos e com 98,78% das urnas apuradas.

Atrás do petista, a candidata Kamila Cardoso (Avante) está com 26,32% e em seguida Erika Amorim (PSD) com 4%. Em relação ao resultado presidencial, Lula (PT) e Bolsonaro (PL) vão disputar o 2º turno das eleições para a gestão 2023-2027.

Os candidatos do PT e PL tiveram 48,28% e 43,32% dos votos, respectivamente. Ciro ficou na quarta posição, com 3,05% dos votos, atrás de Simone Tebet (MDB), com 4,17%. Mais de 123.027.513 pessoas votaram no 1º turno.

Quais são os cargos disputados nas eleições 2022?

Ao chegar em seus respectivos locais de votação, os eleitores puderam escolher seus candidatos para cinco postos disponíveis: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República.

Deputado federal

Deputados federais representam o povo brasileiro na esfera nacional. A eles, cabe elaborar leis que possuam abrangência em todo o território do Brasil, além de trabalharem como fiscalizadores de quem estiver atuando como Presidente da República.

Uma de suas atribuições mais notórias é a criação das CPIs, as Comissões Parlamentares de Inquérito, que são formadas por meio de um requerimento feito por, pelo menos, um terço dos parlamentares.

Total de assentos: 513 (proporcional ao número de eleitores de cada estado)
Mandato: 4 anos

Deputado estadual

Os deputados estaduais representam a população do estado de seus eleitores. Como integrantes da Assembleia Legislativa, é dever dos deputados zelar pelo corpo das leis estaduais, propondo, revogando, emendando ou alterando a legislação. Uma das suas atribuições é fiscalizar os gastos do governo estadual.

Total de assentos: 1.035 (Brasil), 46 (Ceará)
Mandato: 4 anos

Senador

Os senadores têm a função de representar seus estados no Congresso Nacional. Além das funções compartilhadas com os integrantes da Câmara dos Deputados, como legislar e fiscalizar os atos do Poder Executivo, existem funções específicas aos senadores.

Um exemplo dessas funções específicas é a possibilidade de, a partir de determinação feita na Constituição Federal de 1988, que os senadores julguem e processem crimes de responsabilidade perpetrados por presidente, vice-presidente, comandantes das Forças Armadas, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), procurador-geral da República e o advogado-geral da União, entre outros.

Total de assentos: 81 (três por estado).
Mandato: 8 anos (eleitos de 4 em 4 anos; são eleitos, alternadamente, um senador e dois senadores a cada 4 anos, renovando a bancada do Senado.)

O governo do estado do Ceará é sediado no Palácio da Abolição, a sede do poder Executivo estadual. Conheça mais sobre as eleições de 2022 e as principais datas até o pleito. Foto: Divulgação / Governo do Estado do Ceará

Governador

O governador ou governadora é o representante do Poder Executivo na esfera estadual. Quem é eleito para o cargo pode escolher seus secretários, que chefiam os diversos departamentos de âmbito administrativo que constroem e viabilizam o funcionamento de uma determinada Unidade da Federação.

Uma das atribuições de um governador que mais aparecem na mídia é a de responsável pela segurança pública do estado; colaboram nessa função as polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros de cada unidade federativa.

Total de assentos: 28 (27 estados + Distrito Federal)
Mandato: 4 anos

Presidente da República

Quem é eleito para o posto de Presidente da República tem a função primordial de zelar pela unidade da nação, servindo como uma figura, um “símbolo” de representação do povo brasileiro.

Cuidar da integridade nacional, defender a independência, estabelecer um plano de governo claro com diretrizes administrativas, orçamentárias, legislativas entre outras, e guiar a direção diplomática do corpo internacional brasileiro são algumas das atribuições desse cargo.

Uma das funções de um presidente, chefe do Executivo, que se relaciona com os outros poderes, de forma a estruturar um sistema de vigilância mútua, é a nomeação de chefes de ministérios, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do advogado-geral da União.

Eleições 2022: Agregador de Pesquisas O POVO

O POVO+, a plataforma de multistreaming de Jornalismo e Educação do O POVO, disponibiliza o Agregador de Pesquisas de intenção de voto. A ferramenta proporciona compreensão precisa e ampla do desenrolar eleitoral, com suas nuances e tendências.

Acesse o agregador de pesquisas clicando aqui.

O agregador tem números da corrida rumo à Presidência da República, governo dos estados e Senado, além da avaliação do governo federal e de governos estaduais.

O projeto foi desenvolvido pelo DATADOC, o núcleo de dados do O POVO.

Eleições 2022: acompanhe a cobertura do O POVO

  • Canal Eleições, com tudo da cobertura eleitoral no Ceará e pelo Brasil: opovo.com.br/eleicoes-2022
  • Programa Jogo Político: terça-feira, às 14h30min, com entrevistas de personalidades da política cearense e brasileira. Ao vivo no Youtube, Twitter e Facebook do O POVO
  • Podcast Jogo Político: quarta-feira, às 10 horas, com análise dos fatos da semana. Ao vivo, no Youtube e Facebook do O POVO. Disponível também nas plataformas de áudio: Apple podcasts, Spotify, Amazon Music, Google Podcasts e Radio Public

Siga Jogo Político no Twitter: @jogopolitico

Inscreva-se para receber a Newsletter do O POVO

Eleições 2022: Últimas Notícias

Eleições: Bolsonaro vence em Israel; Lula ganha na Palestina

Ciro sobre briga com irmãos: "Vai sangrar até o último dos meus dias"

Eleições 2022: Alexandre de Moraes elogia maturidade política na votação

Eleições 2022: Soraya Thronicke é vaiada e diz que foi milagre pontuar em pesquisas

Eleições 2022: É falso que urnas no Japão apresentaram problemas na digitação de candidatos

Eleições 2022: Projeto piloto de transparência é aplicado em Fortaleza

Mulher é presa após esconder o título de eleitor do sobrinho

Brasileiro vota no lugar de outra pessoa em Lisboa; entenda o caso

Eleições 2022: Lula vence na cidade de Porto-POR, aponta boletim

Senador Cid Gomes vota em Sobral e fala em "mais difícil eleição da vida"

Eleições 2022: Janja vota em São Paulo e pergunta a mesários: 'posso beijar a urna?'

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eleições 2022 eleições ceará eleições senado ceará eleições ceará 2022 Ciro Gomes eleições

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar