Pesquisa Ipespe Brasil: Lula 49%, Bolsonaro 35%, Ciro 8%, Tebet 7%

A pesquisa deixa dentro da margem de erro a chance de vitória de Lula em primeiro turno

Pesquisa Ipespe nacional para presidente da República mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 49% das intenções de votos válidos, com possibilidade de vitória no primeiro turno dentro da margem de erro. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 35%. Ciro Gomes (PDT) aparece com 8% e Simone Tebet (MDB), 7%. Votos válidos é a forma como será divulgado o resultado da eleição.

Pesquisa Ipespe Brasil - votos válidos

Lula (PT): 49%
Jair Bolsonaro (PL): 35%
Ciro Gomes (PDT): 8%
Simone Tebet (MDB): 7%
Soraya Thronicke (União Brasil): 1%
Padre Kelmon (PTB): 1%
Felipe D'Ávila (Novo): 0
Léo Péricles (UP): 0

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O Ipespe ouviu por telefone 1.100 entrevistados. A margem de erro máximo estimada para o total da amostra é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,45%. A pesquisa está registrada está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR05007/2022.

Percentuais que não fecham 100% se devem a arredondamento ou são perguntas com múltiplas alternativas de resposta.

Pesquisa estimulada - votos totais

Lula: 46% (=)
Bolsonaro: 33% (-2)
Ciro Gomes: 7% (+1)
Simone Tebet: 6% (+2)
Soraya Thronicke (União Brasil): 1%
Padre Kelmon (PTB): 1% (+1)
Nenhum / branco / nulo: 3% (-2)
Não sabe / não respondeu: 1% (-3)

Demais candidatos não chegam a 1%

O Ipespe

A pesquisa é realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). Com 36 anos de atuação, o Ipespe tem como presidente do Conselho Científico Antonio Lavareda. Ele é doutor em Ciência Política efoi coordenador ou consultor em 91 campanhas eleitorais majoritárias no Brasil e atuou também em Portugal e na Bolívia.

O Ipespe já realizou milhares de pesquisas de opinião pública eleitorais, de mercado e sociais, para setor público, setor privado, universidades, organizações não governamentais (ONGs) e da sociedade civil. O instituto faz pesquisas qualitativas, quantitativas face a face e telefônicas, trackings, pesquisas etnográficas, estudos de geografia de mercado, censos, web e mobile surveys e estudos de neurociência aplicada. Faz pesquisas por telefone desde 1993 — foi o primeiro a realizar tracking telefônico em campanha eleitoral.

Agregador de Pesquisas O POVO

O POVO+, a plataforma de multistreaming de Jornalismo e Educação do O POVO, disponibiliza o Agregador de Pesquisas de intenção de voto. A ferramenta proporciona compreensão precisa e ampla do desenrolar eleitoral, com suas nuances e tendências.

Acesse o agregador de pesquisas clicando aqui.

O agregador tem números da corrida rumo à Presidência da República, governo dos estados e Senado, além da avaliação do governo federal e de governos estaduais.

O projeto foi desenvolvido pelo DATADOC, o núcleo de dados do O POVO.

Newsletter

nova Newsletter O POVO é distribuída no começo da manhã.

INSCREVA-SE AQUI PARA RECEBER A NEWSLETTER

Ela traz um texto analítico que faz a conexão entre os principais fatos do dia, com ênfase em política e também em economia e questões que afetam a sociedade. A Newsletter segue gratuita e é enviada para o email dos assinantes de segunda a sexta-feira.

Além da Newsletter com noticiário geral, com ênfase em política, economia e sociedade, é possível se inscrever, no mesmo link, nas Newsletters de esportes, uma voltada para o Ceará e outra para o Fortaleza.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eleições governo ceará eleições 2022 ceará governador ceará eleição eleições Ceará eleições 2022 capitão Wagner elmano Roberto Cláudio Camilo Santana

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar