Lupi reforça apoio a RC e critica vetos ao ex-prefeito: "Quem veta pode ser vetado"

O presidente nacional do PDT abriu, nesta quarta-feira, 15, o Congresso Regional do partido, realizado em Fortaleza

O presidente nacional do PT, Carlos Lupi, voltou a defender a candidatura do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) para o governo estadual. Ao abrir Congresso Regional do PDT, nesta quarta-feira, 15, o dirigente partidário saudou o correligionário como "baixinho maior de todo o Estado do Ceará".

"Eu tenho essa opinião, acho que o meu amigo Roberto Cláudio hoje é o que tem melhores condições para ser o candidato nosso a governador, mas não depende de mim, depende da vontade dos nossos quatro militantes filiados no Ceará", disse Lupi, durante coletiva. O presidente nacional do PDT já tinha manifestado apoio a RC para a sucessão no Ceará e também já admitiu que pretende aceitar a decisão do partido, seja ela qual for.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O ex-prefeito de Fortaleza disputa internamente vaga de candidato ao Palácio da Abolição com outras três lideranças, entre elas a governadora Izolda Cela (PDT). Legendas que integram a aliança com o PDT, como é o caso do PT, têm se colocado contra o nome de RC e ameaçam fim da parceria com pedetisas caso a atual chefe do Executivo não seja a "candidata natural" do bloco. 

Sobre o caso, Lupi disse não poder interferir sobre candidaturas de outros partidos. "Eu não digo quem será o candidato do PT, nem quem será o candidato do MDB (...) Como diz o ditado popular, cada um cuida do seu. Eu não veto nem apoio nomes internos dos grupos de cada partido. Eu espero que ninguém vete nem diga quem deve ser o candidato pelo PDT. Essa é uma tarefa dos militantes dos quadros do PDT a partir do momento que o PDT escolhe o seu candidato", enfatizou.

Questionado se acredita em vetos dentro das alianças partidárias, o pedetista avaliou: "Não, porque quem veta pode ser vetado. Eu aprendi isso com a vida. Eu não veto ninguém, mas não me vetem ninguém também, não é correto, não é coerente, não é democrático, não é digno. Você pode ter preferência, eu tenho. Qualquer um de nós pode ter", destacou.

Nesta terça, 14, Carlos Lupi esteve em visita à bancada pedetista na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). Segundo vereadores presentes ao encontro, o pedetista dialogou com os parlamentares no sentido de costurar apoio das lideranças partidárias em torno da candidatura de Ciro ao Planalto e tentar mediar a crise na aliança PT-PDT. 

O seminário “O PDT sabe fazer” desta quarta conta com a presença do ex-ministro e presidenciável Ciro Gomes (PDT) e demais lideranças da sigla em todo o Nordeste. O encontro tem como objetivo impulsionar a pré-candidatura do ex-ministro, com baixo desempenho nas pesquisas de intenção de votos ao Palácio do Planalto. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Carlos Lupi PDT Roberto Cláudio Izolda Cela Ciro Gomes eleições 2022

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar