BBB 26: MP-SP recebe denúncia de homofobia contra Jonas
O modelo chamou o influencer de 'loirinha' e disse que ele "não tem testosterona". Acusação foi protocolada no MP de São Paulo por associação LGBTQIA+
O gaúcho Jonas Sulzbach, participante do Big Brother Brasil 2026 (BBB 26), se tornou alvo de uma acusação por homofobia movida pelo suplente de deputado estadual Agripino Magalhães Júnior (MDB-SP), presidente da Associação do Orgulho LGBTQIAPN+ de São Paulo.
A queixa-crime, apresentada pela entidade junto ao Ministério Público (MP-SP), foi motivada pelas “falas consideradas LGBTQIAPN+fóbicas veiculadas durante o reality show", de acordo com a denúncia.
O fato aconteceu na segunda-feira, 2, tendo o influenciador digital Juliano Floss como alvo. Jonas perguntou se Juliano estaria "afetadinho" com o jogo. Depois chamou o rival de "Juvena" e "loirinha".
Em outra discussão, ele sugeriu que Juliano, que namora a cantora Marina Sena, teria progesterona, hormônio crucial para regular o ciclo menstrual nas mulheres.
A cantora se manifestou em postagem no X: “Jonas, você é o modelo falido de homem, caiu em desuso, sinto muito.”
BBB 26: o que pode acontecer com Jonas após denúncia
Se a denúncia for acatada pelo MP-SP, o gaúcho poderá enfrentar processo criminal por homofobia. A Associação do Orgulho LGBTQIAPN+ de São Paulo, ao formalizar a queixa, manifestou que as expressões utilizadas por Jonas contra Juliano constituem crime de homofobia e merecem responsabilização legal.
A denúncia considera que as falas propagadas em rede nacional "visam desqualificar e estigmatizar a orientação sexual ou identidade de gênero de Juliano Floss":
"Do ponto de vista jurídico, a conduta pode configurar crime de injúria racial por motivação LGBTQIAPN+fóbica, nos termos da Lei nº 7.716/1989 (Lei do Racismo), conforme entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal em 2019, que equiparou a homotransfobia ao crime de racismo”.
O documento ainda diz que “a tipificação abrange ofensas à dignidade ou ao decoro praticadas com base em orientação sexual ou identidade de gênero, especialmente quando difundidas por meios de comunicação de massa".
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente