Participamos do

Ana Maria Braga: aprenda a receita de parmegiana nordestina e baião de dois

Hoje, 15 de outubro (15/10), no "Mais Você", Ana Maria Braga ensinou o prato junto com um delicioso baião de dois. Confira o passo a passo
10:16 | Out. 15, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Hoje, 15 de outubro, (15/10) a receita do Mais Você foi o dia da parmegiana nordestina. O prato acompanha um baião de dois, que a apresentadora também ensinou a fazer nesta quinta-feira. Confira o passo a passo das receitas:

Parmegiana Nordestina

Ingredientes

Uma peça de 1kg de carne seca: de preferência a parte do coxão mole
500ml de leite
250ml de água
2 ovos ligeiramente batidos com meia xícara de chá de água e temperados com sal e pimenta-do-reino moída a gosto
3 xícaras de chá de farinha de rosca
Óleo suficiente para fritas
1l de molho de tomate de sua preferência
300g de queijo coalho ralado ou muçarela ralado
50g de queijo parmesão ralado
Mandioca palha e baião de dois para acompanhar

Modo de Preparo

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Com auxilio de uma faça bem afiada corte bifes finos da peça de carne seca de 1kg a partir da parte larga da peça. Coloque os bifes numa tigela com água e deixe de molho por 6 horas.

Durante este período, troque a água 2 vezes. Depois substitua a água por 500ml de leite e deixe de molho mais 2 horas. O leite ajuda amaciar a carne e tirar o sal.

Coloque os bifes numa panela de pressão e 250ml de água. Feche a panela e cozinhe por 8 a 10 minutos após pegar pressão. Depois deste tempo, retire a pressão imediatamente.

Seque os bifes e passe-os numa mistura de 2 ovos com meia xícara de chá de água e temperados com sal e pimenta-do-reino moída a gosto. Empane-os em 3 xícaras de chá de farinha de rosca e aperte bem.

Numa frigideira grande com bastante óleo, frite os bifes até que fiquem dourados dos dois lados. Reserve-os. Você também pode acomodar os bifes, já empanados, numa assadeira untada com óleo e levá-los para assar em forno preaquecido a 180 graus por cerca 35 minutos.

Num refratário ou prato, coloque uma camada de molho de tomate, depois uma camada com os bifes de carne seca, cubra com um pouco mais de molho de tomate e salpique 300 gramas de queijo coalho ralado, ou muçarela ralado, e 50 gramas de queijo parmesão ralado.

Leve ao forno preaquecido a 180 graus por cerca de 15 minutos. Retire do forno e sirva com mandioca palha e baião de dois.

Baião de dois

Ingredientes

1 copo do tipo americano de manteiga de garrafa
250g de linguiça calabresa defumada picada
250gde carne seca cozida e desfiada
500g de feijão de corda cozido e escorrido
2 xícaras de chá de arroz cozido
Coentro e cebolinha verde picados a gosto
250g de queijo de coalho

Modo de preparo

Em uma panela em fogo médio aqueça um pouco de manteiga de garrafa. Adicione 250 gramas de linguiça calabresa defumada picada e refogue.

Junte 250 gramas de carne seca cozida e desfiada. Misture bem e acrescente meio quilo de feijão de corda cozido e escorrido e misture. Adicione 2 xícaras de chá de arroz cozido, um pouco mais de manteiga de garrafa, tempere com coentro e cebolinha verde picados a gosto e por último incorpore 250 gramas de queijo de coalho, um pouco mais de manteiga de garrafa e misture novamente.

Tempere com mais coentro e cebolinha. Sirva quente.

Veja as outras receitas:

>> Mais Você: Ana Maria Braga ensina como fazer crepe de polvilho; veja a receita

>> Mais Você (13/10): Ana Maria Braga ensina como fazer sequilhos; veja a receita


Mais Você: Ana Maria Braga ensina como fazer crepe de polvilho; veja a receita

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar