Secretaria da Saúde deve votar amanhã pela flexibilização de máscaras em locais fechados no Ceará

Nova flexibilização será discutida nessa quinta-feira, 14, em reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) deve votar a favor da flexibilização do uso de máscaras em locais fechados no Ceará, na reunião do comitê que delibera sobre as contra a pandemia de Covid-19. A informação é da secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Richristi Gonçalves. Se o grupo decidir a favor da nova flexibilização, a tendência é que o processo de liberação nos espaços fechados seja gradual, começando em locais específicos. 

"Essa discussão ainda tá acontecendo. A gente tá preocupado com os locais com maior potencial de disseminação do vírus, como terminais de ônibus e alguns locais semelhantes. Não tá fechado ainda. Vamos ter a reunião amanhã do comitê deliberativo. A gente vai olhar novamente para os dados atualizados dessa semana, principalmente de imunização", frisou a secretária.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A vacinação com a terceira dose, cuja cobertura está quase em 60%, e a de crianças são as principais preocupações. Esse avanço é necessário "para se ter uma chance de flexibilizar de forma mais tranquila em ambientes fechados", detalha. 

O Comitê Estadual de Enfretamento à Pandemia do Coronavírus é integrado por diversas instituições que analisam o cenário do Estado e decidem mudanças com relação aos decretos sanitários. Dentre os órgãos que têm cadeira no comitê estão o Ministério Público Estadual, a Defensoria Pública do Estado, a Associação dos Municípios do Estado do Ceará, Tribunal de Justiça do Estado do Ceará e Assembleia Legislativa do Ceará. 

De acordo com Ricristhi, a condição do Estado em relação à Covid-19 é "satisfatória", com redução drástica nos casos. "Claro que a gente não pode flexibilizar por inteiro sem ter a certeza de como o cenário vai se comportar. Somos favoráveis, sim, à flexibilização, mas que ela seja gradual", reitera. Ela frisa que a secretaria é apenas um dos membros do comitê. "Tem outros órgãos e especialistas que também discutem", diz, sobre o processo de decisão no grupo. 

Essa será a segunda reunião com a governadora Izolda Cela (PDT) desde a posse, em 2 de abril. Na última sexta-feira, 8, ela adiantou a discussão sobre a desobrigação do uso de máscara nos espaços fechados. "Nosso comitê analisará ao longo da semana o comportamento dos números, tanto da pandemia como da sequência de imunização, para avaliar possível nova flexibilização do uso de máscaras", disse em publicação nas redes sociais. 

Fortaleza 

Mais cedo, em entrevista à rádio O POVO CBN, o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), informou que Fortaleza está perto da definição técnica de flexibilizar o uso de máscara. "Eu acho que nós estamos no momento de celebrar, celebrar o fim da pandemia, se Deus quiser, ou se não o fim tecnicamente falando. Há cerca de um mês nós flexibilizamos ao ar livre sem máscara. (Estamos) quase chegando à definição técnica de liberar o uso em ambientes fechados. Nós temos os menores números de casos, zerando os casos de Covid e uma retomada do crescimento econômico", disse.

Ele também afirmou que, após os shows desta quarta-feira, 13, do aniversário de Fortaleza, a perspectiva é de retorno dos eventos públicos de Réveillon, no aterro da Praia de Iracema, na virada do ano.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

pandemia coronavírus covid-19

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar