Estudante da UFC cria programa para acelerar diagnóstico de Covid-19

Lucas Delerino, no nono semestre do curso de Enfermagem, desenvolveu software de laboratório para automatizar interpretação de resultados; programa pode ser ampliado para outras doenças

Um estudante do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará desenvolveu um programa de computador que deve auxiliar no diagnóstico de Covid-19. Lucas Delerino, que está no nono semestre, criou uma solução que permite automatizar a análise e interpretação de resultados de exames.

O programa, chamado Helper, é um assistente laboratorial, e foi inspirado em um software similar, chamado Biolaudo, criado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Além de Lucas, o desenvolvedor Tito Delerino Filho, irmão do estudante e a bioinformata Suzana Almeida fazem parte da equipe, que tem orientação do professor Fábio Miyajima.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O software é compatível com o sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), usado pelo Ministério da Saúde, permitindo integração às tecnologias já usadas atualmente. O Helper automatiza análises que antes eram feitas de forma manual, reduzindo essa etapa do processo, que levava até três horas, para apenas 30 segundos.

Programa Helper pode ser ampliado para outras doenças

Uma das vantagens do software é que ele pode ser configurado para diagnosticar outras doenças. Segundo Lucas, ele tem capacidade de analiser qualquer infecção que possa ser detectada por exames do tipo PCR, como dengue, zika e chikungunya.

A expectativa é que, futuramente, o programa possa ser usado para realizar testagens em massa. No momento, estão sendo realizadas negociações para levar o Helper a laboratórios vinculados ao SUS, inclusive outras centrais da própria Fiocruz.

Mais notícias de Ciência

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

programa laboratório exame diagnóstico covid covid-19 ufc

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar