Vacinação infantil: saiba quando a criança pode tomar a vacina após ter Covid

A orientação da secretaria da Saúde é tomar o imunizante 30 dias após o início dos sintomas. A regra vale também para casos assintomáticos

Com o início da vacinação do público na faixa etária de 5 a 11 anos, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recomenda que crianças infectadas com a Covid-19 só recebam a vacina 30 dias após o início dos sintomas ou do resultado positivo em casos assintomáticos. Sem estar com o coronavírus, mas com quadro de síndrome gripal, a orientação é buscar a aplicação após 48 horas sem sintomas.

A recomendação é a mesma do público adulto, conforme a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm). O intervalo entre a primeira e a segunda dose deverá ser de oito semanas. Se a criança completar aniversário no período em que aguarda a segunda dose e passar a ter 12 anos, ela deve completar o ciclo vacinal com o imunizante destinado ao público infantil (5 a 11 anos).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Crianças que foram imunizadas recentemente para outras doenças devem esperar 15 dias para poder tomar a vacina contra a Covid-19.

A Prefeitura disponibilizou mais de 50 locais de apoio para pais, familiares e responsáveis para a realização do cadastro na plataforma Saúde Digital, obrigatório para que a criança esteja apta a se vacinar. A medida foi tomada para ajudar aqueles que não possuem internet em casa ou que estão com dificuldade durante o procedimento.

Locais de apoio:

  • 12 Secretarias Executivas Regionais;
  • 4 Cucas (Barra, Jangurussu, Mondubim, José Walter);
  • Centro Cultural Canindezinho;
  • Pracinha da Cultura do Ancuri;
  • 27 Centros de Referência de Assistência Social (Cras);
  • 3 Centros de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH);
  • 4 terminais de ônibus (Messejana, Papicu, Antônio Bezerra e Parangaba).

Na capital, mais de 160 mil cadastros foram realizados para a vacinação das crianças. Entretanto, 46 mil deles não estão completos, por que as informações não foram confirmadas pelo e-mail. Completar o cadastro é fundamental para que o responsável saiba o dia do agendamento. A informação é da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa).

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacina criança 2022 infantil fortaleza Covid Ceará vacinação infantil vacinação Covid sintomas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar