França vai impor ao menos três dias de trabalho remoto para combater a Covid

Também voltarão a ser adotados limites de capacidade em shows, competições esportivas e outros eventos a um máximo de 2.000 pessoas em ambientes fechados e 5.000 em ambientes abertos

O governo francês determinará que as empresas imponham pelo menos três dias de trabalho remoto sempre que possível, em uma tentativa de frear a quinta onda de infecções por Covid-19, disse nesta segunda-feira, 27, o primeiro-ministro, Jean Castex.

A nova medida, que vigorará por pelo menos três semanas, é uma das várias anunciadas depois que o presidente Emmanuel Macron realizou uma reunião de crise sobre a nova variante Ômicron, que ameaça lotar de novo os hospitais.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A reunião ocorreu depois que a França registrou no sábado mais de 100.000 casos diários de Covid-19, um recorde desde que a pandemia começou há quase dois anos, e de muitos especialistas terem alertado que o número aumentaria rapidamente nas próximas semanas.

Castex também disse que o "passaporte sanitário" que permite acessar restaurantes, cinemas e outros lugares só estará disponível para as pessoas totalmente vacinadas e que para os não vacinados não será mais válido um teste de covid-19 negativo recente.

Ele também disse que será proibida a permanência em pé em cafés e bares, onde só será permitido sentar-se em uma mesa durante três semanas, embora finalmente não vá ser imposto um toque de recolher para a noite do Ano Novo, como vários veículos de comunicação franceses tinham sugerido.

Também voltarão a ser adotados limites de capacidade em shows, competições esportivas e outros eventos a um máximo de 2.000 pessoas em ambientes fechados e 5.000 em ambientes abertos.

O primeiro-ministro reiterou o apelo para que os cidadãos se vacinem, enquanto elogiou a taxa de vacinação de 78% da população, um percentual que, segundo o governo, representa 90% das pessoas elegíveis (atualmente todos os maiores de cinco anos).

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

França vírus governo restaurante epidemia empresas saúde Jean Castex Emmanuel Macron covid mundo pandemia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar