Participamos do

Pelo menos uma pessoa morre por Covid-19 a cada três dias em Fortaleza, diz SMS

A média de confirmações de Covid-19 está entre 10 e 20 casos, nas últimas semanas, de acordo com boletim da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)
23:29 | Nov. 12, 2021
Autor Ana Rute Ramires
Foto do autor
Ana Rute Ramires Repórter da editoria de Cidades
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em dois de cada três dias não houve registro de morte causada por Covid-19 em Fortaleza, considerando os indicadores dos meses de outubro e novembro (até o dia 11). Capital chegou a registrar 69 mortes em um único dia pela doença no dia 3 de março desde ano. Desde o início da pandemia, recorde foi em 9 de maio de 2020, com 111 mortos pela doença.

Patamar atual é de menos de 20 casos confirmados por dia, conforme boletim epidemiológico semanal divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta sexta-feira, 12.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"No cenário atual, as mortes por Covid-19 podem ser classificadas como um evento, relativamente, raro", na análise da secretaria. A média móvel estimada hoje (9,3 casos) é 46% menor do que a registrada duas semanas atrás (17,1 casos), conforme acompanhamento da pasta. Com curva de casos acumulados em estabilidade, a média de confirmações da infecção está entre 10 e 20 casos, nas últimas semanas.

O índice de novos casos diários é inferior a 1 caso por 100 mil habitantes por dia. Quantidade caracterizar uma baixa transmissão do vírus na Capital. Entre os dias 5 e 11 de novembro foram analisadas 2.327 amostras (RT-PCR) de residentes de Fortaleza pelos laboratórios da rede pública. Destas, 74 tiveram resultado positivo. O que corresponde a 3,2% de positividade. 

"Apesar da diminuição gradual e significativa dos casos novos, cabe ressaltar que ainda há transmissão comunitária (limitada) da doença, e houve introdução da variante Delta. Por essa razão, a incidência da doença deve continuar a ser rigorosamente monitorada", alerta. 

Nos últimos sete dias ocorreram dois óbitos, nos dias 6 e 8 de novembro. Dessa forma, a média móvel estimada é de 0,3, a mesma de quatorze dias atrás. Apesar de o cenário atual ser parecido com o que foi observado em agosto de 2020 — que indica fim de um ciclo epidêmico —, a diminuição dos casos graves e mortes é potencializada pela vacinação de um grande parte da população.

Segundo o documento, o mês de outubro registrou as menores médias diárias de casos e mortes desde a consolidação da pandemia em Fortaleza. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags