Covid: Fortaleza tem 60% da população imunizada; atrações musicais animam pontos de vacinação

Nesta quarta-feira, 27, as apresentações ocorreram em seis pontos de aplicação da vacina na Capital

Em Fortaleza, mais de 1,6 milhão de pessoas completaram o esquema vacinal contra a Covid-19 (duas doses de AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer ou dose única da Janssen). A quantidade equivale a 60% de um total de 2,7 milhões de pessoas que residem na Capital. Na campanha de imunização, atrações musicais estão animando os pontos de vacinação em Fortaleza. Trata-se do projeto VacinArte, que tem por objetivo apoiar os artistas locais e levar música aos pontos de aplicação da vacina na Capital cearense.

A iniciativa é da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), e conta com apoio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Nesta quarta-feira, 27, mais uma edição do projeto foi realizada.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os artistas se apresentaram durante a manhã e à tarde em seis pontos de vacinação: postos de Saúde Fernando Diógenes, Irmã Hercília, Maria Aparecida, Dr. Gilmário Mourão Teixeira, Dom Aloísio Lorscheider e na Unidade de Atenção Primária à Saúde (Uaps) César Cals de Oliveira.

Na campanha de vacinação em Fortaleza, iniciada em 18 de janeiro de 2021, o total de 2.023.505 pessoas receberam a primeira dose da vacina (D1), contabilizando 74% da população residente na Capital. Com a terceira dose (D3) da vacina, já são 104.058 pessoas que tiveram a imunização reforçada. Os dados são do Vacinômetro, da Prefeitura de Fortaleza, registrados até a última segunda-feira, 25.

A Capital também já iniciou a aplicação da dose de reforço (D3) para idosos acima de 70 anos, em ordem decrescente de idade, pessoas imunossuprimidas e trabalhadores da saúde, conforme orientações do Ministério da Saúde. Na última semana, Fortaleza liberou a vacinação da primeira dose sem necessário realizar agendamento no Saúde Digital para pessoas acima de 12 anos de idade.

Vacinação no Ceará

O total de 4.779.357 pessoas completaram o esquema vacinal contra a Covid-19. A quantidade equivale a 52,02%* de um total de 9,2 milhões de pessoas que residem no Estado. Em relação pelo menos à D1, mais de seis milhões de pessoas receberam a vacina, contabilizando 70% da população do Estado. Com a D3, são 178.453 cearenses que tiveram a imunização reforçada. As estimativas da quantidade populacional são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A campanha de vacinação contra Covid-19 no Ceará ultrapassou, na última quarta-feira, 20, a marca de 11 milhões de doses de vacinas aplicadas. Já são 11.410.468 doses ao todo, conforme dados da plataforma Vacinômetro, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), consolidadas às 17 horas dessa terça-feira, 26. 

No levantamento dos imunizantes que chegaram ao Ceará, por meio do Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, mais de 14 milhões de vacinas foram entregues ao Estado e foram distribuídas aos 184 municípios. A população vem sendo contemplada com doses das vacinas CoronaVac/Instituto Butantan, AstraZeneca/Oxford, Pfizer/BioNTech e Janssen/Johnson&Johnson — esta última utiliza apenas uma dose de aplicação para imunização contra o vírus.

Confira os números da vacinação no Ceará

Total de doses aplicadas: 11.410.468

Total de D1 aplicadas: 6.450.739

Total de D2 aplicadas: 4.609.735

Total de D3 aplicadas: 178.453

Total de doses únicas aplicadas: 169.622

Na campanha de vacinação contra a Covid-19 no Estado, todos os municípios cearenses já começaram a vacinar a população em geral. A nova etapa da campanha acontece de forma escalonada por ordem decrescente de idade, a partir dos 59 anos. Para receber a vacina, as pessoas devem estar devidamente cadastradas na plataforma Saúde Digital, da Sesa.

O total de 181 municípios cearenses iniciaram a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos. Em Fortaleza, todos os adolescentes cadastrados para receber a primeira dose do imunizante já foram agendados. A gestão segue realizando repescagem do público mais jovem que perdeu o primeiro agendamento, além de dar sequência a mesma estratégia para a população adulta, entre 18 e 29 anos.

*A Sesa destacou que os dados oscilam negativamente em relação aos dias anteriores por consequência de ajustes nas planilhas enviadas pelos municípios.

**As porcentagens da vacinação da população cearense são definidas com base em metas estabelecidas pela Secretaria Estadual da Saúde do Ceará (Sesa) para cada público prioritário. As taxas de aplicação correspondem às doses que já foram distribuídas. Mediante o envio de lotes de vacinas pelo Ministério da Saúde (MS), as doses dos imunizantes são distribuídas aos municípios proporcionais às estimativas populacionais de cada grupo prioritário (meta).

Conteúdo sempre disponível e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacinação contra covid-19 covid-19 no ceará vacinação população cearense coronavírus no ceará vacina covid-19 covid-19 fortaleza coronavírus fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar